Poder Executivo Municipal

Saúde divulga informações sobre plano de vacinação contra a Covid-19

Saúde divulga informações sobre plano de vacinação contra a Covid-19

A Vigilância em Saúde de Ubatuba informa que já está preparada para iniciar a campanha de vacinação contra a Covid-19 assim que as doses da vacina chegarem ao município.

Na manhã desta segunda, 18, o órgão recebeu do Ministério da Saúde o Informe Técnico da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19. Entre outras orientações, o documento estipula a população-alvo e grupos prioritários, metas de vacinação, especificações da vacina que será disponibilizada (Sinovac/Butantan) e procedimento de aplicação.

Serão priorizados os grupos com maior exposição à infecção e maior risco para agravamento e óbito pela doença. Assim, na fase 1 da campanha, serão vacinados trabalhadores da saúde, pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas); pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, residentes em residências inclusivas (institucionalizadas) e população indígena vivendo em terras indígenas. O escalonamento desses grupos populacionais para vacinação se dará conforme a disponibilidade das doses de vacina.

A vacinação de trabalhadores da saúde, que correspondem a pouco mais de um terço da população da fase 1, também será feita seguindo uma ordem de priorização, iniciando pelas equipes de vacinação envolvidas na imunização dos grupos prioritários iniciais e trabalhadores de serviços de urgência e emergência públicos ou privados (como hospitais, unidades de pronto atendimento, SAMU) envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de covid-19. Neste primeiro momento, a vacinação casa a casa será realizada para indivíduos desses grupos que estejam acamados.

O município tem pessoal (recursos humanos) suficiente para realizar a campanha. A equipe será composta por servidores da secretaria municipal de Saúde e que já trabalham nas demais campanhas do calendário de vacinação nacional, além de contar também com o apoio da equipe da Santa Casa de Ubatuba.

Além disso, Ubatuba tem estoque municipal de agulhas e seringas para iniciar a vacinação, bem como ata de licitação aberta para adquirir mais seringas e agulhas e dar continuidade à ação após iniciada. Também possui equipamentos de proteção individual (EPIs) para as equipes, como máscara cirúrgica, proteção ocular ou facial e aventais. O governo estadual também irá enviar mais desses insumos.

A vacina desenvolvida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Butantan será aplicada em duas doses, com intervalo de duas a quatro semanas entre cada uma.

Acompanhe os canais oficiais da Prefeitura de Ubatuba para informações atualizadas sobre a vacinação contra a Covid-19:  https://www.ubatuba.sp.gov.br/ ou facebook https://www.facebook.com/PrefeituraMunicipalDeUbatuba

/* * VLibras */