Poder Executivo Municipal

Cristiano Kiririndju é empossado como coordenador de políticas indígenas de SP

Cristiano Kiririndju é empossado como coordenador de políticas indígenas de SP

Na manhã deste sábado 11, na Aldeia Renascer, bairro do Corcovado, o cacique Cristiano Kiririndju, 39 anos, da etnia tupi-guarani, tomou posse na coordenadoria de Políticas para Povos Indígenas (CPPI), que foi criada por meio do decreto 67.859/2023, do governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a fim de atender a uma demanda do Conselho Estadual dos Povos Indígenas de São Paulo (CEPISP), e objetiva aprofundar as ações e ampliar a participação social das etnias localizadas no território paulista.

A cerimônia reuniu representantes de 37 etnias do estado de São Paulo, o prefeito de Ubatuba, Marcio Maciel (MDB), vereadores locais e também autoridades Estaduais, como o deputado estadual do estado de São Paulo, Enio Tatto (PT), secretário estadual da Justiça e Cidadania de São Paulo, Fábio Prieto, e o governador estadual, Tarcísio de Freitas.

O prefeito de Ubatuba, Márcio Maciel, parabenizou Cristiano pela conquista e enfatizou o impacto positivo da posse para o município como meio de fortalecimento da cultura indígena e tradicional. “É um momento de festa! Eu tenho certeza que o Cristiano irá realizar um ótimo trabalho. Há muitos anos ele vem pedindo essa fala dentro do governo do Estado e hoje tem a oportunidade de representar todos os povos indígenas e também as comunidades tradicionais. A cidade e toda comunidade indígena, com certeza, só irão ganhar”, destaca.

Emocionado, o recém empossado coordenador de Políticas para Povos Indígenas reforçou a importância da Secretaria para a população indígena. “É um momento de muita alegria! A coordenadoria de políticas para os povos indígenas é uma solicitação antiga. É a voz que nós precisamos ter em relação à educação, saúde, proteção territorial e qualidade de vida. Nós não estamos aqui apenas para criar políticas públicas, precisamos também da execução dessas políticas dentro dos territórios, nós precisamos que elas sejam executadas”, disse em seu primeiro discurso.

Tarcísio de Freitas explicou a importância da criação da coordenadoria como meio de aproximação das demandas com governo, bem como fonte de oportunidades para a população indígena.

“É sobre dar espaço, visibilidade e oportunidade de trabalhar o orçamento estadual para dar efetividade às políticas públicas. É um trabalho de gestão de território e preservação da nossa biodiversidade. E o mais importante, agora vocês têm uma representação, alguém que vai ter voz, espaço e que vai representá-los. Estamos muito felizes de contar com o Cristiano, que é uma pessoa iluminada, uma pessoa especial e está preparado para essa missão. Podem ter certeza que as portas estão abertas e vamos comemorar os resultados, pois vocês merecem essa consideração. Acho que o Brasil deve isso a vocês e o estado de São Paulo em especial”, conclui o governador.

/* * VLibras */