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Prefeitura e parceiros lançam Guia Turístico oficial de Ubatuba

Prefeitura e parceiros lançam Guia Turístico oficial de Ubatuba

A unidade entre poder público, sociedade civil e setor empresarial, em prol do desenvolvimento turístico de Ubatuba, foi o aspecto que mais se destacou na cerimônia de lançamento do Guia Turístico de Ubatuba, realizada na quinta-feira, 6 de agosto. O guia é resultado de uma parceria entre as cinco principais entidades com interesse no turismo do município: a Secretaria de Turismo de Ubatuba (Setur), a Companhia Municipal de Turismo (Comtur), o Ubatuba Visitor & Convention Bureau, o Sindicato de Hotéis e Restaurantes (Sinhores) e a Associação Comercial de Ubatuba.

“Já editamos guias de diversos destinos turísticos do Brasil e nunca vimos uma cidade compor com todos os setores como aqui em Ubatuba”, destaca Malu Ribeiro, da editora Roteiro BR.

João Corbisier, Secretário Municipal de Turismo e presidente da Fundart, ressaltou que “juntar entidades que historicamente nunca conseguiram se envolver e trabalhar juntas é uma vitória. Essa é uma tarefa do poder público, para que Ubatuba seja um destino e tenha um receptivo turístico de extrema qualidade”. O Guia ajuda a mostrar que Ubatuba não é só sol e praia. “Ele oferece para o visitante um passeio por Ubatuba de uma forma transversal, de norte a sul, passando pelas comunidades tradicionais, aldeia indígenas, cachoeiras, praias, unidades de conservação”, conta João. “Queremos promover um turismo que preserve a nossa riqueza e beleza natural”.

Além de agradecer o esforço conjunto de todas as entidades que produziram o guia e os participantes da cerimônia, o prefeito Maurício destacou a importância de olhar para o que está acontecendo no Brasil e em Ubatuba. “Não podemos apenas nos ater às críticas; temos que olhar para tudo o que está sendo feito mesmo em um cenário de crise internacional”. Maurício ressaltou também o objetivo de profissionalizar cada vez mais as ações do turismo. “Conseguimos reorganizar o Conselho Municipal de Turismo, consistente para opinar nas políticas públicas de turismo para ser o mais lógico e correto possível na destinação dos recursos”. Ações de infra-estrutura foram feitas em zonas turísticas como o calçamento do Itaguá e há recursos alocados para a construção do orquidário, borboletário e jardim sensorial, bem como para a iluminação com led das orlas de todas as praias.

“O resumo da história é: a união faz a força. A integração de todas as entidades e do poder público numa política de turismo para o município era algo que estávamos querendo ver há muito tempo e neste momento estamos avançando a passos largos. Estou bastante feliz não apenas com o guia, como com a composição do conselho de turismo, com a atuação da Comtur e da Setur, com as atividades do Convention e a sinergia com as entidades como o sindicato e a associação comercial. Começamos a tratar o turismo com a importância que ele realmente tem que ter porque é nossa principal atividade econômica”, ressaltou Luiz Bischof, do Sinhores.

O guia traz 212 páginas de informações em português, inglês e espanhol. Numa primeira tiragem, foram impressos no total 35 mil exemplares, dos quais 25 mil já estão disponíveis para venda em restaurantes e outros pontos de alimentação nas principais rodovias do país, bem como em livrarias. Outros 10 mil serão distribuídos de maneira direcionada pelas entidades parceiras do guia aos principais emissores de turismo nacional e internacional.

“Novas reimpressões serão feitas conforme a demanda dos distribuidores”, explica Malu. Ela acrescenta ainda que o guia será uma ferramenta importante de divulgação de Ubatuba em eventos de promoção do turismo, como a FIT – Feira Internacional de Turismo da América Latina, que acontecerá no final de setembro, na Argentina.

Clique aqui e confira o guia de forma gratuita no Portal Viva Ubatuba.

 

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