Poder Executivo Municipal

Ubatuba adota medidas para temporada de verão 2021/2022

Ubatuba adota medidas para temporada de verão 2021/2022

A Prefeitura de Ubatuba adota uma série de medidas para o período da temporada de verão, época em que a cidade apresenta um aumento significativo na população, que impacta diretamente os serviços no município.

De acordo com a prefeita Flavia Pascoal, as secretarias estão fazendo um trabalho conjunto para acolher os turistas e organizar setores como segurança, coleta de lixo, fiscalização e abastecimento de água.

 

Operação verão

Com relação à segurança pública, no dia 22 de dezembro, está prevista a chegada da equipe do helicóptero águia da Polícia Militar, bem como o policiamento geral, contando com um efetivo de 175 policiais. Desse total, 115 devem ficar alojados no batalhão da PM, localizado no Parque Vivamar e 60 permanecerão na Região Sul do município -visando reforçar o policiamento na área.

“As obras do alojamento da Maranduba estão em fase de finalização e no ritmo previsto. A entrega está prevista para o dia 15 de dezembro”, explicou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Major Edílson Ramos de Oliveira.

Ele ainda lembrou que com a chegada do período de chuvas intensas, a Defesa Civil também está preparada para atuar em todo o município. Recentemente, o efetivo participou de treinamento promovido pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado e, ainda, contará com kit completo visando uma atuação mais eficaz – proveniente de emenda parlamentar impositiva no valor de R$300 mil. A cidade deve receber uma viatura 4×4, além de bote inflável, kit de combate a incêndio, tenda, gerador elétrico e motosserra.

“Além de policiamento, também contaremos com uma equipe da Defesa Civil exclusiva para atender as ocorrências da Região Sul. Teremos quatro servidores treinados que ficarão exclusivamente no local com uma viatura para apoio”, acrescentou o secretário.

Oliveira também destacou como estratégia o envio de uma proposta enviada à Câmara Municipal visando o aumento do repasse feito aos policiais que realizam a atividade delegada no município – o que deve aumentar o interesse dos profissionais em desenvolver o trabalho, que acontece em dias de folga.

Já com relação ao Corpo de Bombeiros, a parceria entre a Prefeitura de Ubatuba e o Corpo de Bombeiros viabiliza 40 contratações e é fundamental para garantir mais segurança aos banhistas durante o verão. Este ano, os contratados vão atuar entre os meses de novembro a abril.

O efetivo atual do Grupamento de Bombeiro Marítimo (GBMar) de Ubatuba conta com 36 bombeiros no setor operacional (18 por dia), que atuam nas praias Itamambuca, Perequê-Açu, Tenório, Praia Grande, Toninhas e Maranduba. Já na temporada, a cobertura aumenta, acrescentando as praias Puruba, Félix, Prumirim, Vermelha do Norte, Vermelha do Centro, Sununga e Sapê.

Diante disso, a orientação do Corpo de Bombeiros é que os turistas possam ligar para Gbmar e consultar qual o melhor local para banho, bem como as praias que estão guarnecidas pelo Corpo de Bombeiros pelo telefone (12) 3833-5373.

Vigilância e Fiscalização

Com relação à Vigilância em Saúde, o setor vai atuar aos finais de semana e festas de final de ano. Durante a temporada de verão, será adotada a mesma estratégia utilizada na última temporada, quando as medidas eram até mais restritivas. Haverá um trabalho conjunto com toda a equipe de fiscalização da prefeitura, de forma integrada, inclusive, com apoio das forças de segurança na fiscalização da adoção das medidas de enfrentamento à Covid-19 vigentes. Também haverá continuidade ao trabalho em parceria com o Estado na fiscalização do uso de máscara.

Já com relação a quiosques e comércio ambulante, nesta temporada o funcionamento dos será normal, seguindo os protocolos sanitários de combate à Covid-19.  Se não houver mudança nos índices de contaminação, ou alguma ordem superior em relação à Covid, tudo seguirá desta forma.
Sobre o comércio informal, a secretaria de Fazenda e Planejamento realiza um trabalho minucioso para identificar e barrar.  Este ano não houve sorteio de licenças para comércio ambulante e nem concessão de nenhum tipo de licença, justamente, para filtrar as irregularidades e saná-las.  Além disso, a fiscalização contará com o apoio de staff e da Guarda Civil Municipal.

Coleta de Lixo

De acordo com a Sanepav, concessionária responsável pela coleta e gestão de resíduos sólidos no município, o funcionamento de coleta para o fim de ano está sendo estudado e, em breve, a empresa deve divulgar o cronograma para o período.

Abastecimento de água

Visando propiciar atendimento adequado com abastecimento de água e coleta, afastamento e tratamento de esgotos para o município de Ubatuba, a Sabesp adotou uma série de providências com destaque para:

– Contratação de mão de obra temporária para reforço das equipes;

– Locação de carro tanque para atendimento em caso de falta de água – reforço (já existe um na cidade);

– Locação de veículo combinado para atendimento a obstruções de redes e ramais de esgotos água – reforço (já existe um na cidade);

– Locação de geradores para atendimento de unidades estratégicas em caso de falta de energia;

– Implantação de polos descentralizados de manutenção eletromecânica;

– Aquisição de materiais estratégicos (estoque emergencial);

– Aquisição e instalação de transformadores (novos e mais potentes) para a Estação de Tratamento de Água que atende a região central;

– Implantação de escala de plantão extra com reforço das equipes e plantão à distância (Engenharia, manutenção, operação, produção e administrativo);

– Lavagem e desinfecção de reservatórios, limpeza e manutenção de emissário submarino, lavagem de redes coletoras, desassoreamento de captações, etc;

– Aquisição de conjuntos moto-bomba (água e esgoto) e aeradores para reforço e reserva estratégica;

– Criação de grupo de contingência em parceria com a Defesa Civil e prefeitura para comunicação e acionamento de entidades em caso de emergência.

/* * VLibras */