Poder Executivo Municipal

Ubatuba faz parte do programa Férias no Parque da Fundação Florestal

Ubatuba faz parte do programa Férias no Parque da Fundação Florestal

Ubatuba que é conhecida por suas belas praias e natureza preservada, faz parte de uma programação especial durante os meses de janeiro e fevereiro: As áreas protegidas do estado (Parques Estaduais, Áreas de Proteção Ambiental, etc) terão diversos roteiros monitorados de cunho educacional e socioambiental. O programa denominado Férias no Parque é uma iniciativa da Fundação Florestal (FF) para aproximar ainda mais a população das unidades, principalmente nos primeiros meses do ano, em que coincidem período de férias e temporada de verão.

Os roteiros contam com diversas opções, como caça ao tesouro e mergulho. Com programação para todas as idades, as atividades irão abordar temas como meio ambiente, comunidades tradicionais, história dos Parques, animais silvestres, geologia, preservação e conservação, educação ambiental, entre outros.

Os passeios são gratuitos e acontecem em diversas datas e horários, com acompanhamento de monitores ambientais e vagas limitadas – o acesso é cobrado em algumas unidades. Para participar, basta entrar na página do parque escolhido no site de Ingressos Online da FF e fazer a reserva.

Nos dias 20, 21 e 22 de janeiro, a Ilha das Couves terá uma programação elaborada pela Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte junto aos operadores turísticos da Ilha, associações da vila de Picinguaba e profissionais de mergulho, e em parceria com a Prefeitura de Ubatuba. A “Tenda Educativa Ilha das Couves”, irá apresentar os resultados do Projeto PSA Mar Sem Lixo e exposição dos resíduos recebidos pelos pescadores artesanais do arrasto de camarão, às 9h e 16h, com vagas Ilimitadas.

Também na Ilha das Couves, o visitante poderá fazer um mergulho livre e contemplativo. Durante o passeio, as pessoas aprenderão sobre o ecossistema de costão rochoso, suas interações ecológicas e importância para o ecossistema marinho como um todo, percebendo zonas de distribuição de fauna e flora por influência da variação da coluna de água no ciclo da maré. O mergulho guiado terá duração de 30 minutos e será acompanhado por uma fotógrafa.

Entenda mais sobre o projeto Mar sem Lixo

O projeto visa incentivar o recolhimento de resíduos sólidos no ambiente marinho inserido no território das Áreas de Proteção Ambiental Marinhas (APAs Marinhas) do Estado de São Paulo, ao mesmo tempo em que reconhece o serviço prestado pelos pescadores por meio do mecanismo de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), contribuindo para a recuperação da qualidade ambiental, a melhoria dos serviços ecossistêmicos prestados pelo oceano e um maior engajamento nesse desafio.

Além da questão operacional, que envolve a logística da retirada de lixo do mar, o projeto propiciará a geração de dados sobre os resíduos sólidos encontrados, ainda primários no Brasil, questão indispensável para subsidiar a segunda fase do projeto e para a integração com outras políticas públicas relativas à poluição marinha.

Confira as programações completas em Ubatuba e inscreva-se por meio dos links:

https://litoralnorte.ingressosparquespaulistas.com.br/produto/5145

https://ilhaanchieta.ingressosparquespaulistas.com.br/produto/4978

https://picinguaba.ingressosparquespaulistas.com.br/produto/5010

 

/* * VLibras */