Santa Casa contabiliza mais de 130 mil atendimentos em 2021

Único hospital da cidade, a Santa Casa de Ubatuba contabilizou 130.776 atendimentos realizados ao longo de 2021, um aumento de quase 20% em comparação com o ano de 2020, quando foram atendidas 109.441 pessoas. A média de atendimento diário ficou em 358 pacientes. No último ano, os atendimentos de Covid-19 se intensificaram na cidade e contribuíram para o aumento das consultas.

O levantamento da Santa Casa registra ainda 187.911 exames laboratoriais, 43.804 exames de raio-x, 5.617 tomografias, 5.200 ultrassons e 4.589 internações. Em comparação com 2020, apenas os exames de ultrassom apresentaram índices menores, quando no ano anterior foram realizados 6.503 exames. Os demais índices registraram expansão dos serviços oferecidos à população.

Para o diretor geral da Santa Casa de Ubatuba, Custódio Barreto, além do enfrentamento da Covid-19, as melhorias realizadas no hospital também contribuíram para o aumento do número de atendimento. “No ano passado realizamos diversas melhorias estruturais no hospital e também investimos na valorização dos nossos próprios colaboradores. O salário dos técnicos de enfermagem foi reajustado, estamos pagando o fundo de garantia de todos os funcionários, que sabemos ser uma obrigação, mas que há tempos não era honrado, além de melhorarmos também as condições de trabalho. A soma de todos esses esforços pode ser sentida com o aumento no número de atendimentos”, ressaltou Barreto.

O diretor falou ainda sobre a importância da parceria com a prefeitura e do apoio recebido de grupos de voluntários e de comerciantes da cidade. “A Santa Casa tem recebido a colaboração de muitas pessoas, que tem confiado no nosso trabalho e nos ajudado a superar os desafios e nos manter firmes na missão de salvar e preservar vidas”, finalizou.

Melhorias conquistadas pela Santa Casa em 2021

Com o apoio da prefeitura, a Santa Casa conquistou diversas melhorias em 2021, entre elas a inauguração do novo laboratório de análises clínicas, com espaço mais amplo e de acordo com as exigências sanitárias vigentes; a compra de um arco cirúrgicoequipamento de raio-x no qual é possível produzir imagens em tempo real, agilizando os procedimentos cirúrgicos, diminuindo os riscos e garantindo mais eficiência nas cirurgias; a instalação de um gerador de energia com mais potência para abastecer todos os setores do hospital; a implantação de uma nova usina de oxigênio, e uma segunda unidade de backup, para ampliar a autonomia de oxigênio e ar comprimido medicinal, funcionando de forma automática; os pagamentos dos fornecedores foram colocados em dia e a medida amplia as ofertas e gera economia nas compras de medicamentos e insumos; diversas reformas e adequações foram realizadas durante todo o ano, com melhorias no telhado, setor de pediatria e respiração, sala de emergência, entre outras.