Semana da Educação começa com palestra de Celso Antunes

A XVI Semana da Educação de Ubatuba começou nesta segunda-feira com uma palestra do professor Dr. Celso Antunes nas dependências da E.M Tancredo Neves.

Organizado pela Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura, o evento, exclusivo para profissionais da área, reúne cerca de 400 pessoas até a próxima quarta-feira e tem como tema: Desafios e Possibilidades do Ato Educativo.

Serão 16 atividades, entre oficinas e palestras, distribuídas nos três dias do encontro. A abertura acontece no Tancredo e as atividades no Anchieta.

Destaques na programação para as palestras do professor I Juca Pirama Camargo Gi, doutor em educação pela Faculdade de Educação da USP, e do médico Vicente José Assêncio Ferreira.

“Nosso objetivo com esse encontro, que reunirá importantes estudiosos, é contribuir para a formação dos docentes. A proposta consiste em oferecer acesso para pesquisas científicas e para práticas da atualidade”, comenta Nadia Basso, secretária municipal de Educação.

“Vamos propor algumas alterações na Semana da Educação do ano que vem. A idéia é ouvir os professores e demais profissionais envolvidos para modernizar o seu formato”, completa Basso.

Para o professor Celso Antunes, eventos como este são importantes pois possibilitam mudanças concretas dentro da sala.

“Ao mesmo tempo, ele cria um ambiente propício para trocas de experiência e fomenta um outro lado da educação, não menos importante, que se dá fora da sala de aula”, pontua Antunes.

Já para Telma Cristina de Oliveira, diretora da E.M Altimira Silva, a Semana da Educação representa um momento de reflexão e interação entre os profissionais da rede municipal ubatubense.

“Além disso, melhora nossa auto-estima, nos traz reflexões para a prática educacional e deixa a gente com sangue novo para voltar ao trabalho”, comenta Telma.