Poder Executivo Municipal

Prefeitura de Ubatuba esclarece funcionamento após chuvas

Prefeitura de Ubatuba esclarece funcionamento após chuvas

A Prefeitura de Ubatuba informa que uma semana após as fortes chuvas que causaram vários impactos no Litoral, os serviços estão normalizados.  A retomada das aulas na EM Nativa Fernandes, no Sertão da Quina, aconteceu nesta segunda-feira, 27, uma vez que a unidade foi utilizada como apoio para as famílias desalojadas pela chuva, ofertando as refeições.

De acordo com a administração, as famílias já estão amparadas e na sexta-feira, 24, o jantar foi a última refeição servida na escola visando justamente a retomada das aulas.

A prefeita Flavia Pascoal destacou que todos os setores da prefeitura estão trabalhando desde sábado à noite, dia 18. Lamentou o óbito ocorrido e comentou sobre todo o apoio dado às famílias, principalmente as mais atingidas, que estão na Região Sul.

“Fizemos esse trabalho todos esses dias focando o restabelecimento de Ubatuba. Ainda estamos em atuação, mas a cidade de Ubatuba está bem controlada. As estradas já estão com acesso liberado e estamos trabalhando, internamente, nas 46 ruas afetadas, nos bairros e nos empenhando nos planos de ajuda humanitária”, comentou a prefeita.

Ela ainda assegurou que turistas e veranistas podem frequentar normalmente a cidade. “Nossa principal indústria é o Turismo. De 8 a 21 de fevereiro, recebemos 350 mil carros. As pessoas já podem retomar suas viagens”, garantiu.

Mesmo com essa retomada, Flavia não deixou de manifestar sua solidariedade aos municípios vizinhos. “Não posso deixar de prestar todas nossas condolências à cidade de São Sebastião. Tivemos com os dois ministros e os prefeitos Felipe Augusto e Toninho Colucci em Ubatuba e estamos nos ajudando dentro do Litoral para poder restituir e nos recuperarmos de tudo o que  aconteceu na região,  principalmente, em São Sebastião. Agora é hora de unir forças”, salientou.

Praias

Confira a balneabilidade das praias no site da Cetesb. Na manhã desta segunda-feira, 27, as únicas com bandeira vermelha são Itaguá e Iperoig.

https://qualipraia.cetesb.sp.gov.br/qualidade-da-praia/ubatuba.phtml  

Sabesp

Segundo a concessionária, o abastecimento em Ubatuba segue normalizado.

Estradas

SP 125 Oswaldo Cruz – Operando normalmente. Trecho de serra com tráfego normal nos dois sentidos;

SP 055 Rio-Santos – Trecho de Ubatuba operando normalmente, apenas com tráfego intenso sentido São Sebastião;

BR-101 – Pista sentido Rio-Sp com obras em Ubatuba entre kms 18 e 22. Tráfego no local funcionando em pare e siga;

Tamoios – Trânsito livre com obras em alguns pontos, mas fluindo normalmente.

Acompanhe a situação do tráfego atualizada nos seguintes canais:

*Rodovia Oswaldo Cruz: DER – 0800 055 55 10 – Atendimento gratuito – 24 horas ou pelas redes sociais: Twitter e Instagram – @_dersp;

*Rodovia dos Tamoios – Concessionária Tamoios pelo site https://www.concessionariatamoios.com.br/ ou redes sociais: @Tamoios099

*Rodovia BR-101 (Rio-Santos), Trecho da Praia Grande (Ubatuba) em diante – CCR -RioSp pelos seguintes canais: Chatbot (WhatsApp): (11) 2795-2238; Disque CCR RioSP: 0800 017 3536; App CCR Rodovias – CCR RioSP; Site: www.ccrriosp.com.br .

Trilhas

É importante destacar que, em função das chuvas, a Trilha das 07 Praias, mais especificamente no trecho da Fortaleza ao Cedro, sofreu uma queda de barreira, prejudicando o trecho de passagem. A interdição no local já foi sinalizada. A Secretaria de Turismo de Ubatuba (Setur) informa que planeja para terça-feira, 28, uma ação intersetorial com apoio de outras secretarias e de voluntários, para estudo de uma possível desobstrução ou estudo de um novo trecho de trilha e, talvez, um reflorestamento posterior no ponto da queda após diagnóstico. O objetivo é analisar e fazer um paliativo de liberação para não prejudicar ainda mais o ecoturismo.

O atrativo Trilha Pico do Corcovado, acessado tanto pelo Núcleo Santa Virgínia como pelo Núcleo Picinguaba do Parque Estadual Serra do Mar, está fechado para visitação desde o dia 30 de dezembro. A medida é uma consequência das condições meteorológicas. Assim como a trilha do Corcovado, a Cachoeira da Água Branca, que fica na região sul de Ubatuba, também se encontra fechada devido às condições meteorológicas. A ação preventiva da Fundação Florestal visa evitar acidentes no local, uma vez que as chuvas intensas aumentam a força das águas.

Usuários que pretendam realizar a trilha do Pico do Corcovado pela entrada do Núcleo Picinguaba deverão obrigatoriamente fazer o agendamento prévio com o Parque. O contato pode ser feito pelo telefone 12 3832-1397 (Escritório Regional da Fundação Florestal) ou pelo e-mail npicinguaba.agendamento@fflorestal.sp.gov.br. Já para o acesso pelo Núcleo Santa Virgínia, para obter mais informações é necessário entrar em contato pelos telefones (12) 3671-9159 ou 3671-9266 ou pelos e-mails nucleosantavirginia@gmail.com / pesm.santavirginia@fflorestal.sp.gov.br.

 

 

 

/* * VLibras */