Poder Executivo Municipal

Ubatuba terá software de gestão escolar de forma gratuita

Ubatuba terá software de gestão escolar de forma gratuita

Ubatuba foi selecionada para ser uma das cidades beneficiadas com a implantação da tecnologia de Apoio a Gestão – TAG, desenvolvido pelo IPTI (Instituto de Pesquisa em Tecnologia e Inovação). A iniciativa faz parte do projeto a Petrobrás “Territórios Pela Primeira Infância”  e é realizada por meio de  parceria com o IPTI, disponibilizada com custo zero para o município.

A apresentação inicial do TAG para os gestores, agentes administrativos e secretários de escolas da Rede Municipal de Ensino de Ubatuba aconteceu na manhã de quarta-feira (20), no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto. Ainda marcaram presença o secretário de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura, Thiago Lamosa, o secretário adjunto Joy Guimarães e a equipe de TI da secretaria de Educação – que irão apoiar a implantação do sistema nas unidades escolares.

A coordenadora técnica do Comitê do Plano Municipal da Primeira Infância, Ileana Solera, comemorou o início da implantação do TAG. “Para ser contemplado pela iniciativa da Petrobrás, o município precisa receber uma indicação e Ubatuba foi selecionada justamente por estar se destacando no desenvolvimento de ações voltadas à Primeira Infância que, inclusive, é uma das prioridades da Gestão Municipal. Um sistema desse custaria, mensalmente, cerca de R$500 mil para os cofres públicos e, devido ao nosso desempenho, teremos uma tecnologia super completa disponibilizada de forma gratuita”, enfatizou.

O coordenador geral da tecnologia TAG do IPTI, Yago Reis, fez um panorama sobre o projeto, apresentando cases de sucesso cm a utilização da ferramenta e destacando a construção coletiva do sistema. “Gostaria de deixar claro que não é do dia para a noite que vamos fazer tudo isso. Essa é uma caminhada colaborativa. Em algum momento, vamos precisar da ajuda de vocês para alimentar os dados e mobilizar a equipe escolar. Também vamos fazer um grupo de estudo para conseguir lidar com toda essa implementação da melhor forma possível, tentando entender a necessidade de vocês”, explicou reis.

A iniciativa da Petrobras “Territórios Pela Primeira Infância” tem como objetivos incidir sobre os processos de formulação e implementação das políticas públicas voltadas à primeira infância por meio da mobilização social, da construção de conhecimento e de estratégias de comunicação, visando garantir prioridade a essa agenda em âmbito local e nacional.

 

Mais sobre o TAG

O TAG é uma das tecnologias sociais desenvolvidas e aperfeiçoadas pelo IPTI ao longo dos últimos 10 anos para melhoria da qualidade da educação básica de escolas públicas. Atualmente, é usada por mais de 300 professores e 130 escolas públicas de Sergipe.

Trata-se de um software de gestão escolar completo que gera os principais relatórios do dia a dia da escola automaticamente com alguns cliques, auxilia na gestão das condicionalidades do Bolsa família e Censo Escolar, além de realizar o registro de frequência, notas, matricula dos alunos entre outros.

 

 As Características do TAG

  • Recomendado pelo MEC para estados e municípios (Guia de Tecnologias Educacionais)
  • Integrado ao EducaCenso – exporta e importa dados
  • Gera os relatórios do Bolsa Família e todos os relatórios usuais de uma escola pública
  • Roda online e offline (escolas sem Internet), com sincronização
  • Completo para educação e inclui módulos de saúde (nutrição, anemia, vacina, pré-natal) e assistência social (CRAS, Conselho Tutelar)
  • Não tem custos adicionais para o município (anuidade ou mensalidade)
  • Armazenagem dos dados em nuvem, com espelhamento.

 

/* * VLibras */