Poder Executivo Municipal

Saiba onde realizar testes de dengue e Covid em Ubatuba

Saiba onde realizar testes de dengue e Covid em Ubatuba

De 11 a 23 de fevereiro, 700 pessoas realizaram exames de dengue e 60 de Covid

Dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) neste mês de fevereiro apontam uma curva ascendente de casos da Covid-19, com o registro de 187 mil casos e 1.127 óbitos no país nas seis primeiras semanas epidemiológicas (domingo a sábado). Em comparação ao mesmo período, os casos de dengue superam esse número, acumulando 555 mil casos e 94 mortes confirmadas, segundo o Ministério da Saúde.

Em Ubatuba, o boletim do início de fevereiro até o dia de hoje, 26 , aponta 749 casos de dengue confirmados e 1016 aguardando resultados de exames. Já referente à Covid, desde 1 de janeiro de 2024 até hoje, 26, são 83 casos positivos de 204 notificados.

Testes

Somente de 11 a 23 de fevereiro, cerca de 700 pessoas realizaram testes de dengue e 60 de Covid na cidade. É importante destacar que a Secretaria Municipal de Saúde direcionou essa demanda de atendimento para unidades específicas: PA do Ipiranguinha e PA da Maranduba.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica (Viep), enfermeira Alyne Ambrogi, reforçou a necessidade de realização de exames perante os sintomas. “Além da identificação da doença para indicação do tratamento correto, os resultados ajudam o setor de Endemias no mapeamento da cidade e monitoramento de casos. Especificamente com relação a dengue, os registros também colaboram para a ação da equipe na eliminação de criadouros nos bairros onde há maior número de confirmados”, enfatizou a enfermeira.

/* * VLibras */