Neste sábado tem “Prefeitura Bairro a Bairro” no Perequê-Açu

Neste sábado (14), será realizado a 2ª edição do programa “Prefeitura Bairro a Bairro: Cuidando de Você”, desta vez no Perequê-Açu. O evento leva todo o governo municipal para perto da população e facilita o acesso aos serviços públicos, oferecendo ainda diversas atividades de recreação.

A iniciativa será realizada na Escola Marina Salete, das 9h às 13h. Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de conversar com a prefeita Flavia Pascoal e com toda a equipe de secretários municipais para falarem sobre as principais demandas do bairro.

Confira algumas das atividades previstas:

A Secretaria de Habitação levará processos de núcleos de regularização fundiária da região Centro-Norte e estará disponível para fazer a recepção e conferência de documentação de pessoas que desejem realizar sua adesão aos processos existentes. Interessados nos serviços devem comparecer com RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento (e documentos do cônjuge caso casado/a), comprovante de endereço e comprovante de posse do imóvel.

Já a Secretaria da Fazenda e do Planejamento de Ubatuba, em conjunto com a Secretaria de Assistência Social, dará andamento aos processos de solicitação de remissão do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). Um total de 20 pessoas foi agendado para a realização de entrevista de avaliação com o assistente social responsável pelo processo e deverão comparecer pessoalmente na ação. Outras pessoas dos bairros Perequê-Açu, Sumidouro e Taquaral que solicitaram a remissão do IPTU também poderão comparecer ao local para obter informações sobre o andamento de seu processo. É necessário levar um documento de identidade com foto (RG, carteira de habilitação, RNE ou outro), bem como o protocolo com o número do processo para consulta da situação e agendamento da entrevista. A secretaria também aproveitará o evento para tirar dúvidas da população sobre o Programa de Recuperação Fiscal – Refis Municipal, permite que pessoas físicas ou jurídicas parcelem débitos tributários e não tributários inscritos em dívida ativa com reduções de 70% a 100% nos juros e multas, a depender do valor total do débito e da quantidade de parcelas.

A Secretaria de Urbanismo falará sobre a cartilha lançada pela pasta para agilizar a aprovação de projetos, que está disponível >> AQUI <<  O objetivo da publicação é auxiliar interessados e profissionais da área sobre como devem ser apresentados os projetos para a devida análise e aprovação por parte dos órgãos municipais. Além disso, abordará temas como fiscalização de construção de obras particulares; aprimoramento do cadastro de terras públicas, e planejamento urbano do município.

Na área da Saúde, será oferecido aos munícipes vacinação, aferição de pressão arterial e glicemia, cálculo de IMC, coleta de preventivo na unidade de saúde do bairro (em frente à escola Marina Salete), ouvidoria itinerante, oficina sustentável com a realização de garrafas decoradas (arteterapia) e mutirão de combate às arboviroses (dengue, Zika e Chikungunya).

A Secretaria de Assistência Social dará orientações sobre cursos de capacitação profissional, vagas do Balcão de Empregos, Banco do Povo e outros serviços disponíveis. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Ubatuba (CREAS) também estará presente na ação orientando a população sobre o combate à violência contra a mulher.

A Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – também estará com uma equipe de atendimento na Escola Marina Salete oferecendo diversos serviços à população, como 2ª via da fatura, troca de titularidade, parcelamento de dívidas, solicitação de ligação de água e demais serviços de manutenção. As Secretarias de Infraestrutura e Obras Públicas disponibilizarão uma equipe para cadastrar solicitações referentes à zeladoria urbana e também às demandas da empresa Ilumitech – responsável pela manutenção da iluminação pública na cidade.

A participação da Secretaria de Esportes se dará com atividades recreativas e lúdicas voltadas para pessoas de todas as idades e gêneros. Serão oferecidas brincadeiras e jogos populares e cooperativos. Para uso da piscina da escola Marina Salete, as equipes da secretaria oferecerão aulas de stand up, para pessoas a partir dos 7 anos de idade. Já a Secretaria de Educação realizará no evento trabalhos de arte com as crianças, bem como atividades de leitura e contação de histórias.

A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – Fundart – realizará no local as inscrições para as oficinas culturais do projeto “Cultura e Arte por Toda Parte”. São diversas vagas abertas para cursos realizados ao longo de 2022. Já a Secretaria de Pesca e Agricultura estará presente no dia para sanar dúvidas da população.

Acompanhe a página da prefeitura de Ubatuba (www.ubatuba.sp.gov.br) na internet para conferir atualizações da programação do programa ‘Prefeitura Bairro a Bairro: Cuidando de Você’ na Escola Marina Salete.