Smpa participa de eventos sobre saneamento rural e resíduos sólidos

O secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Ubatuba, Luiz Chaves, esteve em Caraguatatuba na quinta-feira (12) para participar de dois encontros regionais que discutiram temas importantes para a pasta: o saneamento rural e a gestão dos resíduos sólidos urbanos.

Na parte da manhã, o evento foi sediado na Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, ocasião em que a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Superintendência Estadual em São Paulo, apresentou o projeto com o tema Levantamento Técnico para Orientação de Investimentos em Saneamento Rural nos Municípios do Estado de São Paulo.

O desenvolvimento do projeto visa elaborar políticas públicas voltadas ao saneamento rural.  Além de atender aos 645 municípios do estado, funcionará como modelo de sucesso para que as ações sejam reproduzidas pelo país.

Segundo o superintendente estadual da Funasa, Ronaldo Souza Camargo, não existe um diagnóstico preciso sobre as necessidades prioritárias de água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem nesses municípios, o que torna a ação mais relevante e urgente.

Já na parte da tarde, o secretário Nacional de Saneamento, Pedro Maranhão, conduziu o encontro de discussão sobre a gestão dos serviços de resíduos sólidos urbanos, considerando as novas diretrizes trazidas para o setor pelo Novo Marco Legal do Saneamento Básico, com a presença do ministério do desenvolvimento regional.