Poder Executivo Municipal

Prefeitura pretende dobrar coleta de esgoto até 2024

Prefeitura pretende dobrar coleta de esgoto até 2024

Uma das prioridades atuais da Prefeitura de Ubatuba tem sido buscar recursos e projetos que viabilizem a expansão de obras de saneamento básico no município, como medidas importantes para a preservação ambiental e melhora da qualidade de vida dos moradores e turistas da cidade.

Para avançar nas obras de saneamento, a prefeitura conseguiu, por meio de tratativas com a Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – adiantar investimentos previstos para acontecer em até 30 anos. Conforme o contrato 337/2020, assinado em maio de 2020, a Sabesp é a responsável pelos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Ubatuba por três décadas.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Sylvio Bohn, a prefeitura conseguiu adiantar em 50% o valor total do contrato com a Sabesp para investimentos nos próximos três anos. “Metade dos investimentos que a empresa teria que realizar em saneamento em Ubatuba ao longo de 30 anos será feito nos próximos 3 anos. Essa é uma conquista importante para o município e para a adequação ao novo marco regulatório de saneamento revisado em 2021”, explicou Bohn.

Atualmente, Ubatuba conta com aproximadamente 45% de coleta de esgoto na cidade. Por meio dos projetos e investimentos, segundo a prefeita Flavia Pascoal, a expectativa é chegar em 88% de coleta até 2024.

Obras na Maranduba e Perequê-Açu

Em recente reunião com representantes da Sabesp, a prefeitura foi informada que a obra para implantação do esgotamento sanitário para a região da Maranduba já está em processo de licitação, bem como a obra de revitalização das ligações de esgoto no bairro do Perequê-Açu, que já foi licitada, começará em breve.

Saneamento na Enseada

Uma parceria entre a Sabesp e construtores de empreendimentos na região da Enseada permitirá que toda a praia seja atendida pelo serviço de saneamento básico oferecido pela companhia. Essa cooperação é uma solução inovadora para atender a demanda de saneamento já existente no local, bem como as demandas exigidas pela expansão. A parceria é uma importante contrapartida para o desenvolvimento sustentável da cidade.

Fundo Municipal de Saneamento Ambiental e Infraestrutura – FMSAI

Ubatuba está habilitada a receber repasse, já previsto pelo contrato da Sabesp, para investimento em saneamento básico em áreas isoladas. O Fundo Municipal de Saneamento Ambiental e Infraestrutura – FMSAI, receberá uma alíquota de 4% da Sabesp para poder investir em ações de universalização de atendimento do saneamento básico. A gestão do FMSAI é feita em conjunto com o Conselho Municipal de Meio Ambiente.

Contratação de fiscais ambientais

Por meio de concurso público, a prefeitura busca melhorar o serviço de fiscalização no município com a criação de cargos de fiscal ambiental e o aumento do número de fiscais de obras na cidade, passando de oito para 20. A ideia é estruturar os setores de fiscalização já existentes e criar uma nova frente em outras áreas para que, de fato, a cidade tenha efetividade na implementação e cumprimento das Leis e ordenamento do município. Com a fiscalização é possível combater as construções irregulares e contribuir assim para as condições de saneamento da cidade.

Projeto “Mar sem Lixo”

O projeto piloto que será implantado em Ubatuba “Mar sem Lixo”, incentivará o recolhimento de resíduos sólidos do mar por pescadores. A iniciativa visa reduzir o lixo no mar e os impactos sobre o ecossistema, principalmente nas Áreas de Proteção Ambiental Marinhas (APAMs). Coordenado pela Fundação Florestal (FF), da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Ubatuba, o projeto prevê pagamento aos pescadores artesanais de arrasto de camarão que capturam lixo acidentalmente durante a atividade pesqueira e fazem o descarte correto no ponto de coleta, instalado na Ilha dos Pescadores, em Ubatuba.

/* * VLibras */