Comunidade do Corcovado, em Ubatuba, ganha curso de monitor ambiental

A sede da Associação dos Amigos e Moradores do Bairro do Corcovado (Amac) passou a ser palco de um curso de Monitoria Ambiental para o atrativo Pico do Corcovado, localizado no Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba. O primeiro encontro aconteceu na noite da última terça-feira, 23.

A capacitação será ministradsa pela Associação Coaquira de Guia de Turismo, Monitor e Condutor de Ubatuba, juntamente com a Gestão do Núcleo Picinguaba. Em dezembro de 2018, a Associação Coaquira assinou o primeiro Termo de Autorização de Uso (TAU) do Estado, juntamente com a Fundação Florestal, órgão da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, que confere à Associação a legitimidade de gerir o agendamento, manutenção e uso consciente e equilibrado de um dos atrativos mais visitados de Ubatuba.

Ao todo, são 20 vagas destinadas aos moradores do bairro, que comemoraram a conquista após uma espera de 10 anos.

A Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Secretaria de Turismo, é apoiadora da iniciativa e vem, desde 2018, acompanhando e tratando junto com os moradores e a Associação de Moradores, a elaboração do curso, bem como, a construção de um Turismo de Base Comunitária (TBC) referente ao Pico do Corcovado, considerado importante atrativo turístico.