Secretaria de Transportes economiza mais de 400 mil em 2021 com manutenção

A Secretaria Municipal de Transportes de Ubatuba realizou em 2021 diversas mudanças no espaço físico, no pátio e modificações administrativas. “Quando assumimos, a primeira coisa que fizemos foi a modificação e limpeza do pátio, uma vez que o encontramos em estado calamitoso, parecia até um desmanche”, ressaltou o secretário da pasta Eraldo Todão, mais conhecido como Xibiu.

Ele informou que outra medida emergencial adotada logo no início da administração foi dar prioridade a manutenção dos veículos. “A maioria dos veículos da frota tem mais de dez anos de uso. E hoje estamos, na medida do possível, fazendo a manutenção de todos os veículos. Na área da saúde, principalmente, onde transportamos mais de 200 pessoas, entre elas alguns casos doentes oncológicos, para realização de hemodiálise e para as consultas”, afirmou Xibiu.

A frota municipal é composta por 180 veículos, entre carros populares, vans, ônibus, micro ônibus, caminhões e veículos pesados. Cerca de 40% da frota tem mais de doze anos de uso e alguns veículos têm até mais de vinte anos. O secretário informou que, entre os anos de 2020 e 2021, foram adquiridos 19 veículos novos, e foram contempladas as secretarias da Saúde, Educação, Trânsito e a Guarda Municipal.

A renovação da frota é de suma importância devido aos gastos que veículos muito antigos trazem à administração em função do desgaste natural das peças, ressaltou Xibiu. “Temos que planejar adquirir novos veículos, pois assim economizaremos em manutenção e para atender melhor o munícipe, principalmente na área da saúde, onde são atendidos cidadãos em maior vulnerabilidade”, completou.

Aproximadamente cerca de 30% da frota são de veículos da saúde e da atenção básica da saúde. Com a aquisição de ambulâncias de UTI’s comum e Neonatal, por meio de doação de deputados, a saúde tem também atualmente 10 ambulâncias. Entre 2021 e 2022 foram conquistados 6 veículos novos.

Segundo o secretário, toda a manutenção dos veículos foi feita por uma licitação dentro dos padrões legais.  “Com essa nova licitação dentro desse mesmo período, do ano de 2020 para 2021 nós economizamos mais de 400 mil reais, dinheiro esse que daria pra comprar uma meia dúzia de carros populares”.

A perspectiva da Secretaria de Transportes é de renovar toda a frota. “A intenção agora é a renovação da frota, ou seja, através de processo legal locar uma faixa de 40% de frota, colocando carros novos para transportar com mais qualidade e respeito os nossos pacientes, uma vez que já sofrem com alguma doença”.