Poder Executivo Municipal

Vacinação contra Covid-19 para 18 a 24 anos começa na terça-feira, 10

Vacinação contra Covid-19 para 18 a 24 anos começa na terça-feira, 10

A secretaria de Saúde de Ubatuba informa que a vacinação em primeira dose contra a Covid-19 para jovens de 18 a 24 anos terá início nesta terça-feira, 10 de agosto. A vacinação para pessoas acima de 24 anos que ainda não conseguiram se vacinar continua também, bem como para grávidas e puérperas em primeira ou segunda dose.

Para tomar a vacina, é preciso comparecer a um dos quatro polos de vacinação levando um documento com foto (RG ou CNH) e CPF.

É muito importante também realizar o pré-cadastro no site Vacina Já SP https://vacinaja.sp.gov.br/, medida que agiliza a sistematização de dados sobre as vacinas aplicadas.

Os polos de vacinação em primeira dose funcionam nos seguintes locais e horários:

– ESF Maranduba – Rua do Engenho, s/n – Segunda e terça-feira, das 9h às 16h

– ESF Perequê-Açu – Avenida Padre Manoel da Nóbrega, 1218 – De segunda a quinta-feira, das 9h às 16h

– Igreja São Francisco – Av. Prof. Thomaz Galhardo, 1247 – Centro – De terça a sexta-feira, das 9h às 16h

– ESF Ipiranguinha – Rua da Assembléia, 114 – Quarta e quinta-feira, das 9h às 16h

Segunda dose

A imunização contra a Covid-19 ocorre em duas doses nos casos das vacinas Coronavac/Sinovac/Butantan, Astrazeneca/Fiocruz e Pfizer.

A segunda dose das vacinas é aplicada somente a quem apresenta o certificado da primeira dose tomada em Ubatuba, além do documento com foto.

Para as vacinas Astrazeneca/Fiocruz e para a Pfizer, a segunda dose é feita após pelo menos 12 semanas (3 meses) contados a partir da data de aplicação da primeira dose.

Já para a vacina Coronavac/Sinovac/Butantan, o intervalo atual para receber a segunda dose é de 28 dias a partir da data da primeira dose.

Já a vacina Janssen é aplicada em dose única.

Acompanhe regularmente a página internet e as redes sociais da Prefeitura de Ubatuba para atualizações do calendário.

Dados da vacinação

Em relação à cobertura vacinal, Ubatuba já vacinou 90% da população considerando a faixa etária elegível no momento (25 anos ou mais) com primeira dose.

Já a cobertura vacinal em segunda dose é de 70% para o grupo de pessoas nas faixas etárias de 50 a 59 anos, idosos com 60 anos ou mais e pessoas com comorbidade.

Em números absolutos, conforme o sistema Vacivida, já foram aplicadas 74.772 doses de vacina em Ubatuba, sendo 54.868 em primeira dose, 17.777 em segunda dose e 2.127 em dose única. Esse total considera tanto as pessoas de Ubatuba que tomaram vacina no município quanto as que tomaram em outros municípios.

O cálculo da porcentagem é feito com base na estimativa populacional do IBGE que, atualmente, é de cerca de 91.824 pessoas, porém nem todos são elegíveis para vacinação (por exemplo, crianças estão fora desse grupo). Por isso, considerando que a população elegível para vacinação seja de cerca de 80 mil pessoas, atualmente 67,6% da população de Ubatuba já teria sido vacinada.

/* * VLibras */