Poder Executivo Municipal

Setor de Endemias vistoria mais de cinco mil imóveis em Ubatuba

Setor de Endemias vistoria mais de cinco mil imóveis em Ubatuba

Iniciativa faz parte do calendário de ações de combate à dengue

 

Ubatuba continua em situação de emergência em Saúde Pública referente ao alto número de casos de dengue registrados em 2024. Até o momento, são 1529 casos confirmados e 2204 aguardando o resultado de exames.

Como uma das formas de combater a doença, o setor de Endemias da Vigilância em Saúde realiza constantemente vistorias diárias e mutirões para eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti – transmissor das arboviroses. Nas últimas quatro ações de “arrastão”. Foram visitados 10381 imóveis e vistoriados 5783 imóveis.

Durante a campanha, duas são as maiores dificuldades dos agentes que trabalham nas ruas: a primeira, é que os moradores permitam a entrada dos técnicos em seus imóveis para a vistoria de possíveis criadouros de larvas do mosquito. De cada 10 casas, quatro recusam essa entrada.

A segunda é a conscientização da própria comunidade em fazer sua parte, eliminando recipientes e materiais que podem acumular água limpa: não é preciso esperar a visita dos agentes para fazer a sua parte.

“Contamos com a população para colaborar nesse combate, tomando os cuidados básicos, como evitar água parada e manter a limpeza frequente dos imóveis, caixas d’água e calhas”, reforçou o coordenador de Endemias, Jorge Dantas.

/* * VLibras */