FundArt amplia parceria com o Projeto Gaiato em duas oficinas

Com objetivo de fortalecer a entidade e democratizar a cultura nos bairros afastados do centro, a FundArt firmou mais duas parcerias com o importante projeto Gaiato.

As novidades são a oficina de grafitti com o arte educador Leo Reis, famoso por suas intervenções artísticas na cidade, e a oficina de fotografia com William da Silva. As aulas são terça e quarta feira, das 9 horas às 11 horas, aproveitando o  contra-turno escolar.

O projeto em Ubatuba foi fundado em 1992, quando seus criadores perceberam uma relevante turma de crianças e adolescentes perambulando pelas ruas e começaram acolhendo os que brincavam e guardavam carro na feira livre de sábado em uma famosa rua do município.

Um grupo de voluntários se organizou e fundou a Associação do Menor Trabalhador, hoje chamado Gaiato – Grupo Aberto à Infância e Adolescência – Técnicas Ocupacionais

Sua primeira sede se localizava na Rua Gastão Madeira, num galpão cedido por empréstimo, onde foram executados pequenos trabalhos em madeira como carrinhos e outros brinquedos, além de uma pequena horta, cujos frutos eram vendidos de porta em porta.

Atualmente, o Gaiato tem sede própria, está localizado no bairro do Ipiranguinha e trabalha com cerca de 80 alunos de 9 a 17 anos divididos em dois períodos.

A FundArt acompanha de perto o desenvolvimento destas oficinas e das crianças e adolescentes que participam do projeto Arte para Todos, que já se espalhou por 11 bairros da cidade, além da sede no Sobradão do Porto.

“Através do projeto Arte para Todos a Fundação e a Prefeitura de Ubatuba conseguem chegar nos bairros mais afastados e carentes, resgatando a cidadania através da cultura e promovendo em muitos casos não só o despertar para as artes, mas principalmente a possibilidade de gerar renda e proteger estes jovens, dando oportunidade para que eles percebam a importância do trabalho em grupo e a solidariedade entre eles, se identificando como membros de uma mesma comunidade e como cidadãos de Ubatuba”, comenta a Diretora Presidente da FundArt, Cristina Prochaska.

Para as oficinas de grafitti não há mais vagas, mas para fotografia e vídeo ainda restam 4 lugares. Para se inscrever, basta comparecer na sede da FundArt – Praça Nóbrega 54, Centro. Ou pelo telefone 3833-7000.