Poder Executivo Municipal

Segurança na Praia: Prefeitura reforça orientações a banhistas

Segurança na Praia: Prefeitura reforça orientações a banhistas

A temporada de verão atrai muitos turistas nas praias e nas cachoeiras espalhadas de norte a sul na cidade de Ubatuba. Para desfrutar de todas as belezas e contemplar a rica natureza que cerca o município, a Prefeitura reforça algumas orientações aos visitantes e, principalmente, aos banhistas.

Praias

De acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (Gbmar) é muito importante observar o local antes de entrar no mar, conversar com um guarda-vidas e, também, ficar atento às advertências sonoras do profissional.

O Corpo de Bombeiros orienta os turistas a ligarem previamente para o Gbmar e consultar qual o melhor local para banho, bem como as praias que estão guarnecidas pelo Corpo de Bombeiros pelo telefone (12) 3833-5373.

Para mais segurança, a prefeitura viabilizou a contratação de 40 Guarda-Vidas Temporários (GVT’s) para o Gbmar, com atuação na cidade entre os meses de novembro e janeiro. O Estado também efetua a contratação de guarda-vidas para reforçar a segurança nas praias.

Entre as principais recomendações estão: ficar atento ao mar e às sinalizações da praia; boias e objetivos flutuantes geram falsa sensação de segurança e podem ocasionar afogamentos; pedras e costeiras são sempre um risco potencial; álcool e mar não combinam; cuidado redobrado com as crianças na praia.

Cachoeiras

Em toda a extensão da cidade existem lindas cachoeiras, cada uma com sua beleza peculiar e níveis de dificuldade de acesso.  Inclusive a maior cachoeira do Estado e a 7ª maior do Brasil, com cerca de 180 metros de altura, chamada Cachoeira da Água Branca, está localizada na região sul de Ubatuba.

Para evitar acidentes e preservar o meio ambiente é fundamental tomar todos os cuidados durante a visita.

A Secretaria de Turismo de Ubatuba elencou algumas recomendações aos visitantes:

  • Informe-se sobre o local que você deseja visitar: se é área de Parque Estadual, particular ou pública e respeite as regras de visitação;
  • Quer conhecer a história do local, os horários para visitação e ter segurança durante a atividade? Contrate uma agência de turismo cadastrada, que fornecerá guia de turismo experiente;
  • Leve água, protetor solar, repelente, calçados adequados para trilhas e seus remédios de uso contínuo;
  • Respeite a natureza: não deixe lixo nas trilhas, nas cachoeiras, não faça fogueiras e mantenha os rios limpos;
  • Cuidado ao nadar: antes de entrar na água, avalie as condições de correnteza e profundidade. Esteja ciente de possíveis perigos, como rochas submersas;
  • Evite visitações em épocas de chuva intensa: em períodos de chuva, as trilhas podem ficar escorregadias e os rios podem subir rapidamente;
  • Informe-se sobre as condições das trilhas antes de iniciar sua aventura;
  • Cuidado com as selfies, escolha lugares seguros para tirar sua foto de recordação;
  • Respeite as Comunidades Tradicionais e os moradores locais;
  • Deixe sua caixinha de som em casa e aproveite o som da natureza.
/* * VLibras */