Poder Executivo Municipal

Prefeitos do Litoral Norte discutem solução para o lixo

Prefeitos do Litoral Norte discutem solução para o lixo

Na tarde desta quinta-feira, 6, os prefeitos das cidades do Litoral Norte estiveram reunidos em Caraguatatuba para discutirem uma solução integrada para a questão da produção dos resíduos sólidos e o seu destino final nos municípios. Estiveram presentes os prefeitos de Ubatuba, Délcio Sato (PSD), de Caraguatatuba, Aguilar Júnior (MDB), de Ilhabela, Maria das Graças (PSD) e representando o prefeito de São Sebastião, o secretário de Governo Luiz Carlos de Carvalho. Ao final saiu um convite oficial do Circuito Litoral Norte e Comitê de Bacias Hidrográficas (CBH –LN) para mais uma reunião, desta vez com o secretário de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, que já confirmou a presença em Ubatuba em data que será definida logo após o carnaval.
A proposta para a questão dos resíduos sólidos é a parceria com o Governo do Estado para a instalação de usinas que transformem lixo em energia elétrica nos municípios. Com isso, além de produzir energia limpa que pode ser destinada para abastecer escolas, postos de saúde e outros prédios públicos, proporcionará economia aos cofres municipais eliminando os altos custos do transbordo e, até mesmo, a dificuldade do traslado dos caminhões na alta temporada de verão e que ocasionam o atraso na coleta de lixo.
O município de Ubatuba já está em discussão com o Estado. “Já venho tratando a questão dos resíduos sólidos diretamente com o secretário de Estado Marcos Penido, que já sinalizou positivamente e se comprometeu com uma solução definitiva para o problema. Hoje foi uma demonstração de força e união, quando conseguimos reunir todos os municípios que possuem o problema em comum. Precisamos de soluções definitivas, pois não podemos continuar apenas transferindo o problema para outro município, como é o caso do transbordo”, finalizou Sato.

/* * VLibras */