Poder Executivo Municipal

Saúde divulga orientações sobre vacinação em segunda dose para idosos de 85 a 89 anos

Saúde divulga orientações sobre vacinação em segunda dose para idosos de 85 a 89 anos

A secretaria de Saúde de Ubatuba informa que a segunda dose da vacinação contra a Covid-19 para idosos na faixa etária de 85 a 89 anos será feita de maneira centralizada no sábado, 13 de março. Somente aqueles que tomaram a vacina Coronavac/Butantan devem se dirigir aos pontos de atendimento neste momento. Quem tomou Astrazeneca/Fiocruz deverá tomar a segunda dose somente 12 semanas (3 meses) após a primeira dose.

Três unidades de saúde estarão abertas das 8 às 14 horas ou até o término do estoque para realizar a imunização: Cícero Gomes (no Centro), Maranduba (na região Sul) e Perequê-Açu (região Centro Norte).

Para tomar a vacina, o idoso entre 85 e 89 anos deve apresentar obrigatoriamente documento de identidade e carteirinha com a comprovação da primeira dose. No caso de idosos acamados e das regiões Oeste e Norte, a vacinação será feita a domicílio, por meio de equipes volantes, assim que a secretaria estadual de Saúde liberar doses complementares.

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica de Ubatuba, disponíveis no boletim da Covid-19, 384 idosos entre 85 e 89 anos foram vacinados no município em primeira dose e estão aptos a receber a segunda dose.

Balanço da vacinação

Até 9 de março, um total de 4.887 pessoas de Ubatuba já havia recebido a vacina contra a Covid-19, sendo 3.428 em primeira dose e 1.459 em segunda dose. Os grupos prioritários vacinados até o momento são:

  • Profissionais da secretaria Municipal de Saúde
  • População indígena (Indígenas e profissionais da saúde)
  • Lar Vicentino (Profissionais e idosos institucionalizados)
  • Profissionais da Santa Casa de Ubatuba
  • Profissionais dos serviços de Pronto Atendimento Municipal (Maranduba e Cícero Gomes)
  • Profissionais do SAMU
  • Profissionais do sistema funerário
  • Profissionais da Unidade de Apoio ao Diagnóstico das Síndromes Gripais (Posto de Coleta COVID 19)
  • Quilombolas
  • Profissionais de saúde da rede privada
  • Idosos (com 77 anos ou mais)

Atualmente, continua em andamento a vacinação de idosos em primeira dose e em segunda dose para aqueles dos demais grupos que, na primeira dose, foram vacinados com a Coronavac/Butantan.

O município de Ubatuba conta com equipe de vacinação e com os insumos necessários em número suficiente para vacinar toda a população, porém está vacinando por dia um número muito inferior devido à insuficiência de doses recebidas.

O Ministério da Saúde utiliza como referência para envio de doses o número de pessoas que efetivamente foram vacinadas contra a Influenza em 2020. Porém, como a adesão da população à vacinação contra a Covid-19 é maior do que à da Influenza, estão faltando vacinas para atender todas as pessoas de cada grupo prioritário. Até o momento, o município recebeu um total de 6.666 doses de vacina.

 

/* * VLibras */