Prefeitura realiza mutirão de combate à dengue no Ipiranguinha

O bairro Ipiranguinha, na região Oeste de Ubatuba, é o próximo foco do mutirão de orientação e de eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela, que acontecerá no sábado, 13 de março, das 8 às 14 horas.

O ponto de encontro das equipes é a unidade de saúde do Ipiranguinha, que fica na rua Assembléia, 114. Participam da ação agentes de controle de endemias, agentes comunitários de saúde e trabalhadores da Sanepav.

As ações educativas incluem conversa com a população para distribuição de materiais e orientações de combate ao mosquito e retirada de criadouros e vistoria de estabelecimentos comerciais e residenciais.

O objetivo é baixar o índice de infestação do mosquito para reduzir a possibilidade de transmissão de doenças.

A Prefeitura de Ubatuba pede a toda a população que colabore com o mutirão eliminando criadouros e abrindo suas casas e estabelecimentos para a vistoria dos agentes de saúde devidamente identificados. Na região do Alto do Ipiranguinha, moradores podem colocar objetos para descarte na calçada. Nos fins de semana seguintes o mesmo trabalho será realizado em outras partes do bairro que serão anunciadas posteriormente.

Segundo dados da Vigilância em Saúde, atualizados até 08 de março, o município já tem um total de 49 casos de dengue confirmados laboratorialmente, todos autóctones, isto é, com infecção aqui em Ubatuba. Outros 277 casos aguardavam resultado de exame e 145 foram descartados.

Orientações gerais para a população

– Mantenha a limpeza de calhas e lajes

– Garrafas e latinhas vazias devem ser embaladas para recolhimento

– Acondicionar pneus velhos em locais cobertos