Plano Diretor de Ubatuba será revisto e atualizado

Cerca de 200 pessoas participaram da palestra que deu início aos trabalhos de revisão e atualização do Plano Diretor em Ubatuba, que aconteceu na noite da última sexta-feira, 09.  Os mestres Dr Cândido Malta Campos Filho e Dr Flávio José Nery Conde Malta conduziram os trabalhos no auditório do Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto.

O secretário de Urbanismo da Prefeitura de Ubatuba, César Abboud, considerou o evento uma noite de gala para o urbanismo. “Esse é um momento importante, rico e bonito de um município.  O Plano Diretor é uma ferramenta básica para o desenvolvimento de uma cidade”, afirmou.

O primeiro palestrante da noite, Me Dr Cândido Malta Campos Filho, explicou sobre o planejamento efetivo de Ubatuba, expondo o método a ser utilizado. A proposta é que os trabalhos sejam desenvolvidos de oito a 16 meses, dentro de três linhas de trabalho: consolidação das normas urbanísticas, plano de bairro e uma nova estrutura urbana.  O Me Dr Flávio José Nery Conde Malta agradeceu a oportunidade em contribuir com o planejamento do município. “O Plano Diretor é um instrumento básico para o planejamento de uma cidade de forma contínua e programada”, destacou Flavio Malta.

O prefeito de Ubatuba, Délcio Sato (PSD), também comemorou a iniciativa como um fato histórico para a cidade. “Hoje é o primeiro passo para esse momento histórico.  Que satisfação ver esse auditório lotado nessa noite, em que abordaremos as diretrizes e a importância do Plano Diretor de Ubatuba. Nosso Plano Diretor está vencido desde 2016 e, por isso, a revisão é extremamente necessária”, frisou Sato.

Para o início dos trabalhos, a Prefeitura de Ubatuba, reunirá funcionários de vários setores para a formação de um Grupo de Trabalho de Planejamento.

Alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Módulo e de cursos técnicos de Ubatuba, como ETEC, participaram da palestra. Também marcaram presença representantes de entidades de classe, como o engenheiro Carlos Alberto Mendes, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba (AEAU), o advogado Márcio Cristiano Souza, presidente da OAB Ubatuba e o vice-presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), Fábio Isnard.   O evento contou, ainda, com a presença dos vereador Adão Pereira, Reginaldo Fabio de Matos e Sidnei Antonio da Rocha.