Poder Executivo Municipal

Saúde realiza 468 atendimentos oftalmológicos em um mês

Saúde realiza 468 atendimentos oftalmológicos em um mês

A Sala de Atendimento Oftalmológico da Secretaria Municipal de Saúde completou esta semana o primeiro mês de atendimento em Ubatuba somando 468 pacientes atendidos para os cuidados com a visão e a saúde dos olhos.

O atendimento oftalmológico é gratuito e funciona desde o último dia 20 de janeiro no Centro de Especialidades Médicas (CEM), no Postão da Rio Grande do Sul. A nova especialidade oferecida no município é fruto de uma parceria da Prefeitura de Ubatuba com o Hospital de Olhos e Clínicas (HOC).

O agendamento é realizado via Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross), que funciona como um sistema informatizado de distribuição de vagas em unidades de saúde do Estado de São Paulo. O morador passa em consulta na Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência e, quando necessário, o médico faz o encaminhamento para o especialista em oftalmologia. A equipe do Centro de Especialidades Médicas inclui o paciente na fila do Cross, onde na sequência o atendimento é agendado conforme as vagas disponíveis.

A expectativa é atender cerca de 50 pessoas por dia, entre consultas e exames. De acordo com a HOC, são oferecidas consultas completas com biomicroscopia, refração e fundoscopia, para tratamentos como catarata, pterígio e retina. Entre os exames de baixa complexidade são realizados topografia, paquimetria, ceratometria, microscopia especular, mapeamento de retina e retinografia.

/* * VLibras */