Poder Executivo Municipal

Igualdade: Ubatuba terá 7ª Semana do Direito à Educação Inclusiva

Igualdade: Ubatuba terá 7ª Semana do Direito à Educação Inclusiva

“Ressignificando o Processo de Inclusão” – esse é o tema da 7ª Semana do Direito à Educação Inclusiva, que acontece de 25 a 29 de setembro em Ubatuba. A iniciativa é uma realização da Secretaria Municipal de Educação e é prevista pela Lei Municipal 4000/17, que estabelece que a programação seja composta por palestras proferidas por profissionais da área, depoimentos e exposições relativas ao tema.

O evento é aberto ao público e atenderá todos os professores da rede Municipal de Ubatuba. As palestras acontecerão de segunda a sexta-feira, sempre às 19h, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto.

De acordo com a chefe da Seção de Educação Especial, Flávia Varallo, as principais atrações da programação neste ano são o teatro da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) com a peça: “Pequena Sereia”; a palestrante Sueli Ramalho, surda oralizada e tutora em cursos de licenciatura na disciplina de LIBRAS, que irá ministrar uma palestra no Dia do Surdo comemorado em 26 de setembro; além das profissionais Ana Paula Patente e Patrícia da Fonseca, especialistas em inclusão com longa experiência na área que também farão palestras.

“A programação oferecida durante a semana tem como objetivo ressignificar o olhar a respeito da Educação Inclusiva e refletir sobre práticas que possam garantir um atendimento de qualidade para as nossas crianças”, salientou Flávia.

Atendimento para crianças com Necessidades Especiais

A Seção de Educação Especial tem como missão colaborar de forma qualitativa com os profissionais das Unidades Escolares municipais que atuam diretamente com os alunos com deficiência e/ou em processo de investigação diagnóstica, oferecendo subsídios para que estes possam proporcionar situações educativas de modo que os alunos possam desenvolver suas habilidades cognitivas e socioemocionais que dão sustentação à aprendizagem e ao desenvolvimento humano ao longo da vida.

Dentro da Secretaria Municipal de Educação (SME), os alunos com NEE são atendidos por  meio de quatro programas: Equipe Multiprofissionais (especialistas), Intérpretes de LIBRAS, Sala de Recursos Multifuncionais, Programa de Integração da Coletividade (P.I.C.) e Formação Continuada em Educação Inclusiva

Atualmente, a SME conta com 16 Salas de Recursos Multifuncionais e 21 professores especialistas em Atendimento Educacional Especializado, que dão assistência às 52 unidades escolares, sendo que quatro unidades escolares têm duas professoras cada: EM Maria Josefina, EM Olga Gil, EM Tancredo e EM Anchieta (pois possuem uma demanda maior).

Os profissionais da equipe multidisciplinar, atualmente formada por um psicólogo, quatro assistentes sociais, uma fonoaudióloga e quatro psicopedagogas, atendem as unidades de forma semanal ou quinzenal.

Até o momento, a pasta registrou 405 alunos com diagnóstico médico de algum tipo de deficiência ou transtorno do neurodesenvolvimento, sendo mais que a metade desses diagnósticos são referentes a Transtorno do Espectro do Autismo.

Confira a programação aqui.

/* * VLibras */