Poder Executivo Municipal

A Região Norte de Ubatuba e as 12 atrações para você visitar

A Região Norte de Ubatuba e as 12 atrações para você visitar

Alô, alô pessoal… nosso “buzzfeed caiçara” da semana vai falar sobre a região norte de Ubatuba. Vamos apresentar para você doze atrações dessa parte do município que você e ninguém pode deixar de conhecer!

Nossa serie de 12 itens está quase chegando ao final…… mas calma! Ainda tem mais uma semana…. logo mais, novidades por aí.

Enquanto isso, aproveita para incluir no seu roteiro esse template sensacional!

Picos de surfe

Denominada “Capital do Surfe”, Ubatuba não deixa a desejar quando se trata de locais com excelentes ondas para a prática do esporte, que estão presentes em várias regiões da cidade. Entretanto, na região Norte, encontram-se grandes picos tradicionais, como a Praia Vermelha do Norte e a Itamambuca. Além dessas, quem é fã do esporte também pode se arriscar em praias como o Félix (canto esquerdo), Brava da Almada e Brava do Camburi.

Campeonato Itamambuca

Bora pegar a pranchinha e #partiu pegar onda – uhuuuuu

Praia do Alto

Quase deserta, trata-se de uma praia é bem pequena, com cerca de uma faixa de areia de 250 metros de extensão. Seu acesso é bem íngreme, mas o visual é incrível e a recompensa é uma caminhada pela mata atlântica. Suas águas também são propícias para a prática de mergulho. Apresenta uma encosta rochosa com entorno arborizado.

Praia do Alto

Sabe aquele dia que você só quer olhar pro mar, igual ao Renato Russo quando canta Vento no Litoral? Então…. 😉

Praia das conchas

Uma praia reservada, cujo acesso é feito por uma trilha partindo da praia do Félix ou por acesso via estrada com entrada na BR 101. Leva esse nome porque é repleta de conchas. Ainda compõem esse visual muitas pedras na orla, com entorno arborizado e mar de águas tranquilas e cristalinas.

praia das conchas

Já pensou em quantas fotos você pode tirar lá? E não perde nadinha para as águas da Tailândia haha

Prumirim (praia, ilha e cachoeira)

Prumirim é uma praia diversificada, sendo mais indicada para banho em seu canto esquerdo onde, inclusive, há uma lagoa. Uma das suas atrações, além dos quiosques para quem curte, é a travessia que leva à ilha que leva o mesmo nome da praia, considerado um excelente ponto de mergulho. Além disso, na pista BR 101, você pode encontrar a Cachoeira do Prumirim, lugar bonito e de fácil acesso, porém, atenção ao estacionar, pois muitas pessoas estacionam os carros no acostamento da rodovia, deixando os veículos sujeitos à multa pela PRF.

Prumirim

Esse combo é sensacional…. quem disse que só os “states” são especialistas neles? (risos)

Aldeias indígenas

É possível encontrar duas aldeias indígenas – sendo que uma delas, a aldeia Rio Bonito, é fruto do desmembramento recente da mais tradicional e conhecida, a aldeia Boa Vista. Lá, épossível agendar visitas para conhecer mais de perto a tradição indígena, conferindo inclusive, noite de ritual na casa de reza. Sem contar a natureza que envolve o lugar…..

 

aldeia boa vista Aldeia Boa Vista_Alexandre Rodrigues

Se você visitar, vai entender porque o nome é Boa Vista – lá de cima é possível ver a ilha do Prumirim – uma visão realmente privilegiada!

Sertão do Ubatumirim (agrofloresta de Juçara, cachoeiras do Tombador e da Lage)

O local é praticamente um “complexo turístico”. Lá, você pode passar o dia todo e ainda assim, terá coisas para fazer. Além da tradicional plantação de juçara –  que não se restringe só ao cultivo, mas também viabiliza a colheita, extração e produção da polpa, e também conta com a realização de uma tradicional festa, ainda pode-se conferir muito da cultura caiçara, além do cultivo da mandioca, e visitar duas lindas cachoeiras: a do Tombador e a da Lage. Entretanto, para isso, recomendamos sempre a contratação de um Guia de Turismo credenciado, para garantir a segurança do passeio.

Coleta de Juçara_Foto ABU

Além de ser super bacana, o local reserva muitas histórias que se você conversar com os cultivadores, você até se emociona…. além disso, a Juçara em Ubatuba já tá famosinha, pois apareceu até no Globo Rural (manhê, tô na Globo)

Almada (Almada, Engenho e Brava)

Muito conhecida por suas águas límpidas e tranquilas e por ser a sede de uma das festas mais tradicionais de Ubatuba – o Festival do Camarão – a Almada é uma praia que também apresenta um “plus”: pois possui a Praia do Engenho coladinha, com acesso apenas ao atravessar uma rocha, e a Brava da Almada – que exige trilha para ser visitada.

almada FestCamaraoAlamada3

Maravilhoso quando você pode encontrar calmaria e badalação lado a lado, né não?

Casa da Farinha

A Casa da Farinha fica no Sertão da Praia da Fazenda e leva este nome porque, desde 1986, o local, antiga usina de cana de açúcar e álcool, teve a roda d’água recuperada, e passou a ser usado por produtores locais de mandioca.

casaFarinha2

O passeio faz parte da rota quilombola – comunidade riquíssima em História e cultura. Uma verdadeira aula “na vida real”.

Parque Estadual da Serra do Mar

O parque é a maior área de proteção integral da Mata Atlântica. Em Ubatuba, a área que corresponde a ele é a do Núcleo Picinguaba – um dos únicos trechos que atinge o nível do mar, formando paisagens lindas – que dão um baile quando se trata de litoral brasileiro. Cinco praias compreendem essa área: Camburi, Brava do Camburi, Picinguaba, Praia da Fazenda e Brava da Almada. Além disso, é um verdadeiro reduto de cultura tradicional.

Pq estadual da serra do mar

Certeza que daí a inspiração do hino “horizonte de mar e de montes sem fim …. suas matas, seus rios, seu povo abençoado” – bota abençoado nisso!

Vila de Picinguaba

Se você deseja conhecer a cultura caiçara em sua raiz, um dos locais mais indicados é a Vila de Picinguaba. Lá, é possível ficar frente à frente com a tradição, mas mantendo a infraestrutura.

SONY DSC

De lá, é possível partir para alguns passeios, como a “famosinha” Ilha das Couves – que você confere logo mais…

 Ilha das Couves

A Ilha das Couves passou de quase não visitada para superlotada nos últimos anos – muita gente diz que foi reflexo das redes sociais. O fato é que o lugar é realmente um pedacinho do paraíso. Entretanto, se não for devidamente preservado e sua capacidade simultânea de visitação respeitada, pode ser que não resista …

Ilha das Couves

Vale muito a visita… ainda mais para quem curte um snorkeling…. é um lugar que não dá vontade de ir embora. A dica é visitar fora de temporada – quando você consegue preços mais acessíveis e menor lotação.

Cachoeira da Escada

Essa maravilha fica quase na divisa com Paraty – seu acesso é bem sinalizado na BR 101. A atração leva esse nome pois seu formato remete a degraus de uma escada e nela ainda é possível conferir a estátua de “Oxum”, orixá de água doce, e protetora do local.

cachoeira da escada

Uma ótima opção de pausa para quem segue viagem, e um excelente destino para quem é amante das cachoeiras!

Demais não é mesmo? Dá vontade de pegar o próximo tempinho livre e correr para conferir… é, a gente sabe bem J
Para isso, não esqueça de, sempre: contratar um Guia de Turismo credenciado para passeios específicos, como a visitação de cachoeiras e Ilhas, além de ajudar a gente a preservar cada um desses locais para que as próximas gerações ainda sejam capazes de desfrutar de tamanha beleza.

 

Funcionario
/* * VLibras */