Poder Executivo Municipal

VIII Festival de Ubatuba Sabor Caiçara movimenta gastronomia da cidade no mês de agosto

VIII Festival de Ubatuba Sabor Caiçara movimenta gastronomia da cidade no mês de agosto

Em agosto, apaixonados por peixes e pela culinária caiçara terão um bom motivo para visitar dezenas de restaurantes, bares, quiosques, cafés e padarias gourmets de Ubatuba. De 14 a 30 deste mês estará em cartaz o VIII Festival Gastronômico de Ubatuba. Verdadeiro e saboroso roteiro gastronômico, o Sabor Caiçara irá oferecer pescados frescos e ingredientes 100% locais advindos da pesca e cultivo sustentável.

O Sabor Caiçara é uma realização da parceria entre a ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e o WWF-Brasil, e vem dar continuidade à iniciativa Do Mar à Mesa, que esteve entre as atividades do 10º Festival Gastronômico Brasil Sabor (que foi realizado em maio nas quatro cidades do Litoral Norte Paulista, capital e na cidade carioca de Paraty).

Na contramão da pesca predatória, o objetivo deste projeto é a valorização da pesca tradicional do litoral paulista em pequena escala. A proposta é a de criar uma conexão direta entre o pescador sustentável e os chefs dos estabelecimentos, que além de poder trabalhar com produtos frescos, incentivará a cadeia produtiva local e ainda contribuirá com o controle dos pescados em extinção ou que esteja caminhando para esta situação.

A mecânica do festival é simples. Cada estabelecimento incluirá em seu cardápio, com preço atraente e promocional, pratos com pescados oriundos da pesca artesanal, de cerco, da maricultura e que não estejam em processo de extinção, ou receitas com ingredientes tradicionalmente locais, como a mandioca, farinhas, gengibre, juçara, banana, entre outros produtos encontrados na região.

O Festival conta com a parceria da Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Turismo (Setur) e da Fundart e irá acontecer simultaneamente com a Caiçarada, que será repleta de eventos culturais. A cultura também terá vez com apresentações no Casco Acústico” do Projeto Tamar nos dois primeiros finais de semana do festival. Além do Projeto Tamar, a Secretaria Municipal de Pesca, Agricultura e Abastecimento também tem contribuído na parceria. O apoio da APA Marinha do Litoral Norte tem sido igualmente importante, já que mobilizou os pescadores de cerco-flutuante e aquicultores locais para participarem das reuniões realizadas nos dias 25 e 30 de julho.

Após a primeira reunião de apresentação do projeto, no dia 25, o salão superior da Setur recebeu no dia 30 de julho o renomado Chef Eudes, do Restaurante Taioba, de São Sebastião. O workshop tratou das questões ambientais da pesca sustensabor-caicara-reuniao-preparatoria (1)tável, do consumo consciente do pescado, dicas para o pescador agregar valor ao seu produto, importância das redes sociais na venda do pescado, boas práticas de manipulação e tradição da cultura caiçara.

A última reunião aconteceu no dia 5 de agosto e foi uma rodada de negócios entre os pescadores e proprietários de restaurantes, bares e similares. O principal objetivo da reunião foi negociar os produtos que irão compor a receita do prato que cada estabelecimento participante irá oferecer no Festival, além de abrir contato para que a cultura do pescado sustentável entre literalmente no cardápio dos estabelecimentos de Ubatuba.

A partir do dia 14 de agosto, procure os estabelecimentos identificados com o banner do festival e aprecie o verdadeiro “Sabor Caiçara”.

Para mais informações, acesse a página do Facebook Festival Gastronômico de Ubatuba ou ligue para: (12)99797-9710 ou (12) 99715-0414.

Estagiario
/* * VLibras */