Temporada de pesca do camarão é celebrada com café da manhã

Na manhã desta segunda-feira, 6 de maio, a comunidade pesqueira de Ubatuba reuniu-se no Mercado de Peixe, ilha dos pescadores, para celebrar o início da tão aguardada temporada de pesca do camarão na região. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura, em parceria com a Colônia dos Pescadores, teve como objetivo marcar o início dessa fase para os pescadores locais e também fortalecer os laços comunitários e promover a troca de informações entre os participantes.

Durante o café da manhã, os pescadores aproveitaram a oportunidade para compartilhar suas experiências, discutir estratégias de pesca e receber orientações sobre as regulamentações em vigor para a temporada. O ambiente proporcionou um espaço de união e solidariedade entre eles, destacando a importância da cooperação mútua para o sucesso da atividade pesqueira.

Mery Tebaldi, uma figura respeitada no mercado de peixes da região, compartilhou suas décadas de experiência e as mudanças que ocorreram ao longo do tempo. Ela enfatizou o papel das mulheres na pesca, destacando sua própria jornada como pioneira. “Eu fui a primeira mulher a expor peixe aqui. Quando comecei, as mulheres eram vistas apenas como donas de casa, mas persisti e estou aqui hoje”.

O compromisso com o desenvolvimento da pesca local foi reiterado pelo secretário de Pesca, que expressou sua determinação em liderar de forma serena e consciente, priorizando as necessidades da comunidade e buscando oportunidades para melhorar as condições no Mercado de Peixe. Ele também ressaltou a importância de transformar o mercado em um ponto turístico, visando não apenas o desenvolvimento econômico, mas também a preservação da história e cultura local.

Além disso, o presidente da Colônia Z10, Jerry Moraes, enfatizou a importância da união dos pescadores para o futuro próspero da atividade pesqueira na cidade. “Nossa bandeira se chama pesca e temos que nos unir para que o futuro seja próspero para nós”, destacou.

Sobre o desenvolvimento da comunidade pesqueira, o secretário de Habitação, Claudinei Salgado, anunciou que a regularização do local será realizada em breve, compartilhando a realização desse sonho com os presentes. “É um sonho de cada um de vocês. E sonhando juntos, nós fazemos a coisa acontecer e tornamos a realidade possível”, concluiu.