Poder Executivo

Começa sábado no Puruba o curso de manejo apropriado da água

Começa sábado no Puruba o curso de manejo apropriado da água

A Escola Municipal José Belarmino Sobrinho, no bairro Puruba, será sede do curso de manejo apropriado da água, com o tema Princípios básicos – planejamento e tecnologias integradas. A programação começa no próximo sábado, 11, e vai até o dia 21 de agosto, aos sábados das 8 h às 16 h, e domingos das 8 h às 12 h, e apresenta aulas teóricas e práticas que buscam estimular a reflexão sobre os usos da água e promover soluções ecológicas comunitárias. O curso é gratuito e os moradores dos bairros da Praia do Puruba, Sertão do Puruba e Cambucá tiveram prioridade no preenchimento das vagas. As inscrições terminaram no dia último dia 6.   

Confira a programação completa:

Módulo 1 – Introdução ao Manejo da Água

11 de junho – Palestrantes: Lisa Yázigi, Luciana de Sá N. e Alexandre Haberkorn

Aula inaugural com roda de conversa para a escuta das necessidades locais sobre água e esgoto. Sensibilização para a temática. Apresentação do resultado do diagnóstico realizado na bacia Quiririm – Puruba, mapas, potencialidade e fragilidade para pensar no planejamento local. Irá trabalhar com os materiais elaborados, bem como, levantar as principais questões da comunidade que gostariam que fossem abordadas durante o curso dentro das temáticas apresentadas.

Módulo 2 – Bacias Hidrográficas, sistemas e processos costeiros

12 de junho – Palestrantes: Laura Piatto e Paola Samora

A aula apresentará a bacia hidrográfica Quiririm Puruba, formação e dinâmica das águas dos ambientes costeiros e da bacia em específico, processos históricos, ambientais e mudanças climáticas. Trabalhar as potencialidades e possibilidades de planejamento comunitário socioambiental utilizando a área da bacia hidrográfica como referência.

Módulo 3 – Planejamento comunitário da água I

16 de julho – Palestrante: Guilherme Castagna

A aula abordará o olhar integrado das águas para o planejamento do abastecimento comunitário. O professor fará uma atividade de campo para refletirem sobre o mo- delo existente de abastecimento e os possíveis cenários de melhoria da qualidade e quantidade de águas, com ações que possam ser desenvolvidas de forma coletiva.

Módulo 4 – Planejamento comunitário da água II

17 de julho – Palestrante: Guilherme Castagna

Será realizado um planejamento coletivo sobre as formas de abastecimento das comunidades dos bairros da bacia e da manutenção dos sistemas visando melhoria da quantidade e qualidade das águas.

Módulo 5 – Tratamento ecológicos de efluentes I

20 de agosto – Palestrante: Isabel Figueiredo

A aula propõe apresentar modelos de sistemas ecológicos de tratamento de efluentes, possibilidades e indicações de uso. Dar ênfase nos sistemas mais adaptados à realidade local e abrir espaço de reflexão, de soluções e de dúvidas.

Módulo 6 – Tratamento ecológicos de efluentes II

21 de agosto – Palestrante: Isabel Figueiredo

Ementa Será realizada uma visita técnica para apresentação de sistemas de tratamento de esgotos já implantados no bairro e no Banana Bamboo Ecologde.

Módulo 7 – Aproveitamento da Água da Chuva

17 de setembro – Palestrante: Vinícius Pereira

A aula apresentará as potencialidades e possibilidades de aproveitamento da água da chuva em uma propriedade e modelos mais simples de construção.

Módulo 8 – Produtos de limpeza ecológicos

18 de setembro – Palestrante: Zizi Maria

A aula apresentará para a comunidade o impacto nas águas, na saúde humana e biológica e nos sistemas de tratamento de efluentes dos produtos de limpeza tradicionais. Realizar oficina de elaboração de produtos de limpeza ecológicos.

Serviço:

Sábados – 8 h às 16 h

Domingos – 8 h às 12 h

Escola Municipal José Belarmino Sobrinho (Escola do Puruba)

Estrada Municipal, s/n-Puruba. Km 24 da Rodovia Rio-Santos

 

/* * VLibras */