Cerimônia marca assinatura do plano de manejo da APAMLN

Representantes das secretarias de Pesca e Agricultura, Meio Ambiente e Urbanismo da Prefeitura de Ubatuba participaram na tarde desta quarta-feira, 8 de junho, de ato no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto em comemoração à aprovação do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte (APAMLN).

O território dessa APA abrange 142 praias, 61 ilhas e lajes e 27 manguezais nos municípios de Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião e foi publicado na edição do Diário Oficial desta quarta-feira, 8 de junho de 2022.

O plano é resultado de mais de 13 anos de processo participativo envolvendo diversos segmentos, desde pescadores até agentes de turismo, órgãos públicos, entidades de pesquisa e organizações não-governamentais. Seu objetivo é a promoção do desenvolvimento sustentável, garantindo a proteção, o ordenamento e a disciplina do uso racional dos recursos ambientais da região.

“Os governos se alternam e precisamos pensar em deixar um mundo melhor para as futuras gerações. Agradeço muito a todos que se envolveram na construção de plano e reafirmamos que estamos de portas e ouvidos abertos para ajudar e fazer o máximo que pudermos”, destacou o secretário de Pesca e Agricultura de Ubatuba, Luiz Fernando Chaves da Silva

“Com a assinatura do decreto pelo governador do estado, temos 53% do mar territorial do estado de São Paulo com planejamento ambiental marinho”, destacou Marcio José dos Santos, gestor da APAMLN. “Esse plano é pioneiro e inédito e exemplo de vários instrumentos importantes, que envolvem desde a gestão de recursos hídricos como a participação social e a tomada de decisão de maneira horizontal. Agradeço a todas as equipes envolvidas e também ao Rodrigo Levkovicz, diretor executivo da Fundação Florestal, que garantiu a conclusão desse processo de forma efetiva”, completou.