Neste sábado tem ação de prevenção da hanseníase no Calçadão

Para fortalecer a campanha “Janeiro Roxo”, mês de prevenção da hanseníase, a Secretaria Municipal de Saúde de Ubatuba realizará neste sábado, dia 28, uma ação no Calçadão central para informar a população sobre os sintomas e como prevenir a doença. A atividade está marcada para acontecer das 9h às 15h.

Uma equipe da saúde ficará disponível para tirar as dúvidas dos munícipes e realizar busca ativa de novos casos da doença com a aplicação inclusive do Questionário de Suspeição de Hanseníase (QSH).

Causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, a transmissão acontece por via aérea, quando pacientes sem tratamento eliminam os bacilos por secreções nasais, gotículas da fala, tosse ou espirro. A doença acomete principalmente a pele e os nervos das extremidades do corpo. As partes mais afetadas são os olhos, as mãos e os pés. As manchas ou feridas podem ocasionar a perda de pelos na região.

A hanseníase tem cura e os medicamentos são distribuídos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O tempo de tratamento pode variar de 6 a 12 meses. A pessoa com sintomas suspeitos deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para diagnóstico e tratamento adequado.