Ações contra dengue continuam por diversos bairros da cidade

Mais uma semana foi iniciada com extensa programação de ações contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya, Zika e febre amarela. Comandada pelo setor de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, as atividades serão compostas por fiscalização em residências e comércios, serviços de nebulização e mutirões com a participação de caminhão cata-treco.

O bairro Estufa II segue recebendo atenção dos agentes de endemias nos próximos dias. Já na quinta e sexta-feira, dias 18 e 19, os trabalhos serão realizados na região da Maranduba e Sertão da Quina. No sábado, dia 20, o mutirão continuará por bairros do lado Sul do município.

Na última sexta-feira, foi criado um “Comitê de crise” com representantes de diversas secretarias municipais para traçar estratégias para melhorar os atendimentos aos pacientes nas unidades de saúde e também para eliminar os criadouros do mosquito.

Entre as medidas urgentes está a montagem de um Centro de Atendimento à Dengue que entrará em funcionamento nos próximos dias na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cícero Gomes; a designação de um médico disponível apenas para atendimentos de dengue na Santa Casa de Misericórdia da cidade; e o reforço com drones para sobrevoar imóveis fechados e que possam ter larvas do mosquito.

Boletim Informativo

De acordo com o Boletim Informativo da Vigilância Epidemiológica de Ubatuba, divulgado nesta segunda-feira, dia 15, o município está com 3.497 casos de dengue e outros 1.904 exames ainda aguardam resultados.