Poder Executivo Municipal

Cidade de Ubatuba integra rota estadual de Afroturismo

Cidade de Ubatuba integra rota estadual de Afroturismo

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra., celebrado em Novembro, o Governo do Estado de São Paulo elencou rotas turísticas de turismo étnico ou afroturismo, que vêm ganhando força na região. Ubatuba integra a chamada Rota da Liberdade, que destaca o Quilombo da Fazenda, localizado na região norte do município.

Trata-se de um dos exemplos de organização desses povos que se organizam por meio da modalidade denominada Turismo de Base Comunitária (TBC). O Quilombo da Fazenda é reconhecido nacional e internacionalmente por sua gastronomia e, também, pela Casa da Farinha, Patrimônio Material de Ubatuba.
De acordo com a Secretaria de Turismo do Estado,  nas experiências oferecidas por esses grupos de empreendedores são mostrados aos turistas estrangeiros e brasileiros, além da população local, o quanto a cultura preta têm participação central na construção do nosso país, principalmente nas cidades históricas e mais turísticas.

Segundo o secretário da pasta, Roberto de Lucena, “o turismo étnico no Brasil é essencial para o regaste de nossas histórias e memórias”. Para conferir mais sobre a rota da liberdade, acesse: https://rotadaliberdade.com.br/

 

Taus

Um grande avanço para a comunidade do Quilombo da Fazenda, em setembro deste ano, foi a entrega do Termo de Autorização de Uso Sustentável Coletivo de Área da União (Taus) pela Superintendência do Patrimônio da União de São Paulo – SPU/SP, um instrumento de regularização fundiária e um avanço rumo ao reconhecimento territorial. São 80 mil metros quadrados na Praia da Fazenda e a finalidade dessa titulação é garantir a moradia dos quilombolas atuais e futuras gerações.

 

Outras comunidades Quilombolas

Segundo o Censo 2022 do IBGE, além do Quilombo da Fazenda, Ubatuba possui mais três comunidades quilombolas: Quilombo da Caçandoca, Quilombo do Camburi e Quilombo do Sertão do Itamambuca, reunindo cerca de 1.371 quilombolas.

 

Guia Negro

O Guia Negro é uma plataforma que realiza experiências turísticas em diversas cidades brasileiras, faz consultorias, produção independente de conteúdo sobre viagens, cultura negra, afroturismo, movimentos e black business. Para conferir, acesse: https://guianegro.com.br/.

 

/* * VLibras */