Poder Executivo Municipal

Cerca de 600 educadores participam de palestra sobre Dia da Água

Cerca de 600 educadores participam de palestra sobre Dia da Água

Presentes foram convidados a refletir sobre o uso responsável da água

“A Água nos Une, o Clima nos Move”. Esse é o tema do Dia Mundial da Água 2024, comemorado no dia 22 de março no Brasil. Como alusão à data, 598 profissionais da Educação de Ubatuba, entre professores e gestores, participaram de uma palestra sobre o recurso no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto na noite de terça-feira, 19.

A palestra sobre a vitalidade da água, realizada em conjunto com a Sabesp, foi ministrada pelo professor de saneamento na FAAP e coordenador do movimento ODS, John Tatton, que destacou a relevância da água para as pessoas e para a saúde do nosso planeta. Ele ressaltou como a água sustenta nossas vidas diárias, desde a hidratação até a agricultura e a indústria, além de desempenhar um papel crucial na manutenção dos ecossistemas globais.

“Os presentes foram incentivados a refletir sobre o uso responsável da água em suas práticas diárias e a considerar formas de promover a conscientização e a conservação desse recurso vital dentro de suas comunidades escolares”, comentou a secretária de Educação, Márcia Fagundes.

Outro ponto ressaltado por Tatton foi o impacto direto do comportamento humano no cenário mundial. “O progresso e a urbanização de qualquer cidade no mundo geram um desenvolvimento não-sustentável que afeta o meio ambiente. A mudança climática é um exemplo disso. Alguma coisa está errada e essas atitudes afetam o meio ambiente e a Saúde Pública”, afirmou.

“Por isso, a sociedade responde com a elaboração de políticas públicas, como a Política Nacional de Meio Ambiente, de Educação e a agenda 2030 com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, acrescentou o palestrante.

O evento também foi transmitido pelo canal da Secretaria no YouTube. O conteúdo pode ser acessado aqui.

ODS

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo para atingir a Agenda 2030 no Brasil.

Confira na íntegra no site oficial da ONU.

 

 

/* * VLibras */