Poder Executivo Municipal

Após ação no Bonete, vacinação antirrábica chega ao Perequê-Açu

Após ação no Bonete, vacinação antirrábica chega ao Perequê-Açu

A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) de Ubatuba segue com o cronograma de vacinação antirrábica descentralizada. A última ação ocorreu na comunidade tradicional caiçara da Praia Grande do Bonete, na quarta-feira, 10, quando foram imunizados 15 animais, sendo 9 gatos e 6 cães.

A próxima etapa da vacinação de rotina será realizada no Fundo Social de Solidariedade, localizado na avenida Governador Abreu Sodré, no bairro Perequê-Açu, na próxima quarta-feira, 17, das 9h às 16h.

Para participar, é obrigatório realizar agendamento prévio pelo telefone (12) 3834-2323. O atendimento para agendamento está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. A exigência está relacionada à necessidade de organização do atendimento, além de evitar aglomerações.

A raiva é uma doença viral aguda capaz de afetar todos os mamíferos e pode ser transmitida aos humanos pela mordedura, lambedura ou arranhadura de animais infectados. Depois de multiplicar-se no local da lesão, o vírus atinge principalmente o cérebro, provocando problemas neurológicos, e as glândulas salivares, por onde é eliminado. A doença leva ao óbito em praticamente todos os casos. No Brasil, apenas duas pessoas sobreviveram à raiva, ambas com sequelas graves e permanentes.

Cães e gatos contraem a doença principalmente ao se envolverem em brigas com outros animais ou ao caçarem morcegos e animais silvestres.

Para manter esse cenário, é indispensável que cães e gatos sejam vacinados, mesmo os que vivem em casas ou apartamentos, pois podem ter contato com morcegos ou animais invasores.

“A vacina é gratuita e deve ser aplicada anualmente em cães e gatos a partir dos quatro meses de idade, exceto animais doentes. A imunização contínua é fundamental para proteger os animais, prevenir a transmissão e manter a comunidade segura”, finalizou a veterinária responsável pela UVZ, Joana Pedro.

/* * VLibras */