Poder Executivo Municipal

Ubatuba comemora dia do agricultor com evento “Café com prosa”

Ubatuba comemora dia do agricultor com evento “Café com prosa”

Para comemorar o Dia do Agricultor, celebrado em 28 de julho, a Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura de Ubatuba (SMPA) em parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI, da Casa da Agricultura de Ubatuba, do governo do Estado de São Paulo, realiza o evento “Café com prosa” na quinta-feira, 27 de julho, das 8h30 às 17 horas, na sede da Cati.

A iniciativa vai reunir a categoria como uma forma de valorização, bem como oferta de orientação e diversos serviços com o apoio das instituições convidadas, como Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios – APTA/SAA-SP e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Ubatuba – STTR. Os participantes poderão saber mais sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), Declaração de Conformidade da Atividade Agropecuária (DCAA), além de abordagem de assuntos como associativismo e cooperativismo, aposentadoria rural, cadastro e nota fiscal de produtor e imposto de renda e tira dúvidas sobre merenda escolar (PNAE).

A Secretária da pasta, Márcia Rangel, destacou a importância dessa parceria.  “Estamos buscando fortalecer estas relações institucionais para o desenvolvimento de ações em prol de pescadores, maricultores e agricultores, além dos povos e comunidades tradicionais, apoiando suas entidades representativas, como associações, e também o Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT) e o Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS). Juntos somos mais fortes”, enalteceu.

Cenário Ubatubense

Em Ubatuba, são mais de 100 famílias de pequenos agricultores, muitos deles são agricultores familiares, que fazem desde o cultivo convencional ao agroecológico, orgânico e o extrativismo sustentável da Mata Atlântica. De acordo com a SMPA, são dezenas de variedade de produtos, com destaque para a mandioca, a banana e o fruto da juçara e a presença de povos e comunidades tradicionais do município, caiçaras em grande parte, indígenas e quilombolas, na atividade agrícola é marcante.

“O pequeno produtor é quem coloca a comida na mesa da população. Em Ubatuba, eles também abastecem a merenda escolar, com produtos que resgatam as raízes e tradições dos hábitos alimentares caiçaras. Desde 2012, a polpa da juçara foi incluída no cardápio da merenda, além da polpa do cambuci, a mandioca e a farinha”, destacou Márcia.

“O incentivo e valorização da agricultura e dos agricultores do município é essencial para a preservação do modo de vida e cultura caiçara, pois é a base originária de suas atividades, que era a roça tradicional de subsistência e a pesca. As comunidades tradicionais, constituídas em grande parte por produtores rurais e pescadores, são reconhecidas atualmente como fator de preservação ambiental, pois, onde ainda existe uma comunidade tradicional o ambiente está preservado”, complementou.

/* * VLibras */