Escola de Ubatuba será sede de projeto de Residência Pedagógica

A EM Nativa Fernandes de Faria, localizada no Sertão da Quina, em Ubatuba, será contemplada com um projeto de Residência Pedagógica em Educação Física – uma parceria do Centro Universitário Módulo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes para contribuir com o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura.
A ação em Ubatuba será conduzida pela professora preceptora de Educação Física Gizelle Maria Nogueira e dentre os objetivos estão o incentivo à formação docente, a valorização do magistério, a melhoria na qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura,  e a promoção da integração entre Educação Superior e Educação Básica.

Serão cinco residentes que participarão das aulas de Educação Física para todas as turmas da unidade, que contempla o Ensino Fundamental I ( do primeiro ao quinto ano),  supervisionados por Gizelle.
“Por meio do programa, iremos  inserir os licenciandos no cotidiano da Escola Nativa Fernandes de Faria, tornando-a protagonista nos processos de formação inicial para o magistério, proporcionando aos licenciandos oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar, contribuindo  para a articulação entre teoria e prática e elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura”, explicou a professora.

Nesta semana, a unidade recebeu a visita da coordenadora Institucional do projeto, Profª Dra. Divina de Fátima dos Santos, da coordenadora de Área e Docente Orientadora Profª Ms. Evanilde Muniz Silva e do Profº Mestrando Estelino Pedroso que, juntamente com a professora Gizelle e a equipe de gestão e supervisão escolar da unidade, puderam alinhar as ações iniciais que acontecerão durante o ano.