Ubatuba solicita apoio da Marinha, do Águia da PM e da Defesa Civil Estadual e Nacional

As chuvas seguem causando estragos em Ubatuba e a região Norte do município tem sido uma das mais prejudicadas, registrando em alguns pontos 587 mm de chuva em pouco mais de dois dias. Com a estrada interditada a partir da Picinguaba e com as condições climáticas que impossibilitaram a navegação e os voos, comunidades do bairro do Camburi ficaram totalmente isoladas até a manhã deste domingo, quando foi possível chegar até o local por meio de uma embarcação da Polícia Ambiental Marítima.

Para dar assistência a todas as comunidades afetadas pelas chuvas, principalmente as que habitam áreas de difícil acesso, a Prefeitura de Ubatuba solicitou no sábado o apoio da Marinha, do helicóptero Águia da Polícia Militar e da Defesa Civil Estadual e Nacional.

As estradas de acesso à cidade seguem com diversos pontos de interdição total e alguns trechos com o sistema pare e siga. A Rodovia Rio Santos está totalmente interditada a partir do trecho da Picinguaba e a estrada municipal da Almada, após análise dos engenheiros da Defesa Civil, também teve o acesso fechado por apresentar risco de queda.

Desde a noite de sábado, a Rodovia Oswaldo Cruz, que liga Ubatuba a Taubaté, também se encontra interditada, sem previsão de liberação. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) houve quedas de barreiras entre os quilômetros 78 e 83 da rodovia.

A Concessionária Tamoios informa que, por questões de segurança do usuário, a Serra Antiga da Rodovia dos Tamoios está temporariamente interditada. O acúmulo de chuva na região nas últimas 72h ultrapassou os 100 mm. Apesar do risco, até o momento, não há registro de queda de barreiras no trecho. O bloqueio acontece na altura do km 58, pista sentido litoral. Por questões de segurança, a Concessionária solicita aos usuários que não se dirijam ao local do bloqueio. Até o momento, não há previsão de liberação. O trânsito flui normalmente no sentido São José dos Campos pela Serra Nova.

De acordo com o diretor de Gestão da Defesa Civil de Ubatuba, Ricardo Domingos Gil, a população deve evitar trafegar pelas rodovias da região. “A chuva não para e há constantes registros de quedas de árvores, terra e rocha. As rodovias estão perigosas e pedimos que todos evitem trafegar sem extrema necessidade”, alertou Gil.

Previsão para domingo

De acordo com a meteorologia da Defesa Civil, a previsão para este domingo (3) é de chuva fraca ao longo do dia. O órgão alerta para o fato de o solo estar muito encharcado e ainda haver risco de novos deslizamentos pelo município.

Nos próximos dias da semana, o tempo continuará instável na região de Ubatuba. A chuva volta em forma de pancadas, podendo comprometer ainda mais as áreas vulneráveis.

A Defesa Civil informa ainda que o maior acumulado registrado no município de Ubatuba, às 07h20 deste domingo (3) foi de 587mm, no Itamambuca. A média climatológica mensal do mês de abril é de 232mm.

Confira os índices pluviométricos analisados às 9h deste domingo (3), contabilizando 67h de acumulado de chuva:

Puruba: 534 mm

Itamambuca: 587 mm

Centro I: 391 mm

Centro II: 420 mm

Estufa II: 368 mm

Tenório: 342 mm

Rio Grande: 303 mm

Marafunda: 303 mm

Parque dos Ministérios: 285 mm

Figueira: 323 mm

Perequê-Mirim: 376 mm

Lázaro: 371 mm

Praia Dura: 318 mm

Lagoinha: 298 mm

Maranduba: 225 mm

Sertão da Quina: 221 mm

Os dados são do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN). A média geral no município em quatro dias de chuva foi de 354 mm.

Ressaca Marítima

A Defesa Civil também emitiu alerta de ressaca marítima neste final de semana, com ondas que podem chegar a 2,5 metros – entre Ilhabela (SP) e Arraial do Cabo (RJ). Diante deste cenário, recomenda-se evitar qualquer prática esportiva no mar – como surfe, por exemplo.

Desalojados

Para abrigar todas as famílias desalojadas pelas chuvas, a Prefeitura de Ubatuba disponibilizou duas unidades escolares, com suporte de alimentação, material de higiene e limpeza, assistência social e psicológica.

Na região central, a escola Padre José de Anchieta abriga até a manhã deste domingo, 13 famílias, sendo 19 adultos e 19 crianças.

Pela região Norte, cerca de 25 pessoas estão abrigadas na Escola Municipal Iberê Ananias Pimentel, na Picinguaba.

As equipes da Defesa Civil estão vistoriando as localidades mais afetadas pelas chuvas e verificando a possibilidade de liberar as famílias da região central, onde o acumulado de chuva foi menor nas últimas horas, para retornarem a suas residências neste domingo.