SMEL tem 87% das vagas preenchidas para as atividades esportivas

A Secretaria de Esportes e Lazer de Ubatuba (SMEL) apresentou, na última semana, o balanço preliminar das atividades desenvolvidas nos últimos quadrimestres. A equipe gestora da pasta, apresentou para a prefeita Flavia Pascoal os avanços da secretaria. Atualmente, cerca de 87% das vagas estão preenchidas, e há a previsão de novas vagas ainda neste semestre.

Segundo o secretário de Esportes e Lazer, Tiago Balio, o objetivo da reunião foi apresentar os avanços da SMEL bem como ordenar novas metas que estão sendo delineadas para o ano de 2023. “Para a equipe gestora da secretaria o foco principal desta reunião foi apresentar e avaliar as ações desenvolvidas ao longo dos últimos quadrimestres e projetar o ano de 2023 em consonância com o plano de governo e a Lei Anual Orçamentária”, comentou Balio.

A Secretaria de Esportes e Lazer tem uma capacidade geral de 4.000 atendimentos diretos por mês, empregados nos diferentes públicos como crianças, adolescentes, adultos e melhor idade. “Nosso atendimento atualmente está próximo dos 87%. Esse é um número bem significativo para gestão, e nossa meta é ampliá-lo com a contratação de novos educadores e assim, também descentralizar o atendimento”, destacou o secretário.

A Diretora de Projetos Esportivos, Marina Franco, ressaltou que a adesão aos projetos esportivos sociais tende a ser maior nos próximos meses. “Uma vez que as condições climáticas estão favoráveis à prática de atividade física e esportiva, em especial, as aquáticas como natação e surfe”.

Uma grande novidade implementada no ano de 2022 foi a inscrição online. O sistema online criado pela Secretaria de Tecnologia da Informação veio para facilitar o acesso da população às práticas esportivas e de atividade física, e dar transparência ao processo.

O Programa Esportivo de Ubatuba contempla quatro projetos, são eles: Melhor Idade, Atividades Aquáticas, Esportes Radicais e de Aventura e Modalidades Coletivas e Individuais, que ofertam 18 modalidades esportivas e práticas corporais: alongamento, basquete, caminhada, canoa polinésia, coreografia, funcional, futebol, futsal, ginástica, hidroginástica, natação, surf, surf adaptado, tênis de mesa, tiro com arco, vôlei, vôlei adaptado e yoga. As atividades estão inseridas em 19 bairros do município em 25 locais de atendimento.

Pasta promove esporte de participação

A pasta apresentou também a nova organização e dinâmica dos atendimentos proferidos pelo Esporte de Participação, que possibilitam a grupos da cidade utilizarem os espaços públicos de forma voluntária. Com essa ação, os grupos têm reservados horários nos locais para a prática esportiva.

Para Saulo Souza, secretário-adjunto de Esportes e Lazer, o esporte de participação tem surtido ótimos resultados. “É um espaço harmônico e de reencontro. Estamos bem felizes de poder viabilizar essas ações e participar deste momento da gestão. Nos últimos dias sediamos os jogos Interbairros de Vôlei, uma experiência incrível de gestão compartilhada”.

Atualmente, os grupos fazem o atendimento de aproximadamente 200 pessoas distribuídas em seis modalidades esportivas como Vôlei Masculino Adulto, Vôlei Feminino (40+), Vôlei Misto (50+), Basquete (38+), Bocha e Badminton. Todas as modalidades estão abertas a novos participantes e são vivenciadas no complexo esportivo da Secretaria de Esportes e Lazer.

Descentralização das atividades esportivas

Um dos objetivos da atual gestão é a descentralização das aulas das modalidades esportivas, a pasta ressaltou que atualmente o projeto esportivo com maior descentralização é a Melhor Idade, que conseguiu expandir suas atividades para regiões como Corcovado e Itamambuca. As demais atividades ainda estão predominantes na região central do município.