Poder Executivo Municipal

Ubatuba vai restringir entrada de turistas e veranistas no feriado prolongado da capital

Ubatuba vai restringir entrada de turistas e veranistas no feriado prolongado da capital

Ubatuba terá barreira sanitária nas divisas territoriais do município durante feriado prolongado na capital e cidades da Região Metropolitana de São Paulo, previsto para o período de 20 a 25 de maio. A ação conjunta entre órgãos municipais, com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual, visa o monitoramento, orientação, conscientização e higienização das pessoas presentes nos veículos em trânsito, com recomendação de retorno a seus municípios de origem.

O acesso será permitido apenas para veículos de emergência e de locomoção para atendimento médico, de transporte de abastecimento de suprimentos e de prestação de serviços essenciais que comprovem atividade comercial na cidade.

A iniciativa recebeu o aval do Governo do Estado para restringir o acesso às cidades litorâneas a fim de frear a disseminação do novo coronavírus, visto que nos últimos feriados e finais de semana, a maioria dos moradores respeitou a recomendação de isolamento social, porém, as praias e a cidade têm recebido grande fluxo de turistas, que não permanecem em suas cidades de origem.

Preocupado com a sobrecarga do sistema de Saúde da cidade e com a preservação da vida dos moradores de Ubatuba, o prefeito Délcio Sato (PSD), juntamente com os demais prefeitos do Litoral Norte, esteve na capital paulista na tarde desta terça-feira, 19, para protocolar um documento solicitando o apoio para conter a chegada de turistas e veranistas durante o feriado prolongado.

O anúncio foi feito pelo secretário Estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholli, que ressaltou que decisão foi tomada em conjunto com os prefeitos do litoral e interior, e garantiu que vão apoiar as restrições promovidas pelas prefeituras.

Praias

O bloqueio de acesso às praias continua,  visando conter a aglomeração das pessoas. Além disso, a fiscalização será intensificada.

Resumo das ações da Covid-19 em Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba adotou e vem divulgando em todos os seus canais as orientações do governo estadual para manter o isolamento social, que inclui a suspensão de aulas, proibição de funcionamento de espaços que aglomerem pessoas, suspensão de eventos públicos e de alvarás de funcionamento de atividades e serviços não-essenciais, além  do fechamento de praias, mencionado acima. Também foram reforçadas as medidas preventivas, como manter a higiene frequente das mãos e o uso de máscaras.

A partir de, 7 de maio, o uso de máscaras de proteção facial passou a ser obrigatório em todos os espaços de acesso público, ou seja, ruas, estabelecimentos comerciais, estabelecimentos públicos e meios de transporte como ônibus, táxis e carros de aplicativos como medida de prevenção à transmissão da Covid-19.

A quarentena foi prorrogada até o dia 31 de maio , de acordo com o Decreto 7341,  de 08 de maio de 2020.

O primeiro decreto com as primeiras ações foi publicado em 16 de março. Ver em https://www.ubatuba.sp.gov.br/download/sms/vigilancia/covid-19/Decreto-7306-20.PDF

Para facilitar o acesso da população à informação, combatendo as fakenews,  foi criado um boletim da Covid-19 e um canal exclusivo de divulgação de assuntos relacionados à doença e de documentos oficiais sobre as medidas de enfrentamento da pandemia adotadas no município.

Vários serviços da Prefeitura também adotaram o atendimento remoto e pré-agendado por whatsapp ou telefone para reduzir o trânsito de pessoas. Na Saúde, o destaque é para a vacinação contra a Influenza, feita de casa a casa no grupo de idosos que é de alto risco de mortalidade para covid-19.

O endereço do site oficial sobre a Covid-19 em Ubatuba é: https://www.ubatuba.sp.gov.br/covid-19/

Funcionario
/* * VLibras */