Prazo para se candidatar a vagas remanescentes do CAE acaba amanhã (19)

Sexta-feira (19) é o último dia para quem deseja se candidatar a vagas remanescentes para o Conselho de Alimentação Escolar (CAE), mandato restante 2023/2025. As vagas são para um representante dos estudantes (desde que maiores de 18 anos) e trabalhadores da rede municipal de educação para conselheiro suplente e um representante dos pais de alunos das escolas municipais, também para conselheiro suplente.

Os alunos, que necessitam ter mais de 18 anos no ato de sua inscrição, deverão ser indicados por meio das Associações de Pais e Mestres (APMs), pelo preenchimento do anexo I do edital e encaminhamento à Secretaria Municipal de Educação, que fica, rua Gastão Madeira, n° 101, centro para se candidatarem oficialmente à eleição.

Os pais de alunos deverão ser indicados por meio de suas APMs, e também devem realizar o mesmo procedimento.

Já os trabalhadores da educação municipal de Ubatuba interessados em compor o CAE deverão encaminhar o anexo ll do edital preenchido de duas maneiras:  impresso por protocolo na sede da pasta, ou digital pelo e-mail expediente.sme@ubatuba.sp.gov.brà Secretaria Municipal de Educação.

Todas as categorias poderão receber votos apenas de trabalhadores ou estudantes com mais de 18 anos da rede municipal de Ubatuba.

A votação está prevista para o dia 24 de abril e acontecerá online, das 9h às 17h, mediante preenchimento de planilha do Google Forms com link divulgado posteriormente.

Entenda a convocação

A eleição principal do CAE Ubatuba foi realizada em 2021, mas com a desistência de alguns membros foi necessária a realização de um novo pleito para o preenchimento das vagas que estão em aberto.

“O Conselho envolve a comunidade local, incluindo pais, educadores e representantes da sociedade civil, no processo de tomada de decisão sobre a alimentação escolar, garantindo que as necessidades dos alunos no contexto em que estão inseridas sejam consideradas”, destacou a presidente do CAE, Lilian Lazarin.

“Além disso, o órgão também garante que os recursos sejam utilizados de forma eficiente, evitando desperdícios e fiscalizando para que sejam adquiridos a preços justos”, complementou.

Confira o edital na íntegra aqui.

Sobre o CAE

Compete ao Conselho de Alimentação Escolar monitorar e fiscalizar a aplicação dos recursos e a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), analisar a prestação de contas, fornecer informações e apresentar relatórios acerca do acompanhamento da execução do PNAE, entre outras incumbências.