Poder Executivo Municipal

Café com Elas: Núcleo de Apoio ao Paciente Oncológico realiza evento

Café com Elas: Núcleo de Apoio ao Paciente Oncológico realiza evento

Iniciativa comemorou Dia Internacional da Mulher com roda de conversa e acolhimento

Homenagear as mulheres pacientes oncológicas foi a proposta do evento Café com Elas, realizado pelo Núcleo de Apoio ao Paciente Oncológico na última quinta-feira, 14.

A iniciativa aconteceu no Palace Hotel pelas psicólogas do Núcleo, com a participação de outros profissionais, e promoveu uma tarde de descontração e de convivência a essas mulheres que enfrentam a doença.

“Foi um encontro específico para as mulheres que vivenciam o câncer. Essa troca de experiência promoveu uma tarde de convivência em um ambiente diferenciado”, explicou a enfermeira Sueli Pedrosa, idealizadora do Núcleo.

Sueli ainda destacou a temática do encontro, que são as borboletas. “Borboletas são animais que representam um novo ciclo: estar aberto para o novo e viver essa realidade inédita”, comentou. “Essas pacientes já são acompanhadas por nós, já são assistidas no Núcleo de Apoio Oncológico e no serviço de oncologia, onde elas estão inseridas. Por isso, o evento trouxe uma outra perspectiva a elas, com muita leveza”, acrescentou Sueli.

“Foi maravilhoso e muito interativo. É muito gratificante fazer parte desse núcleo”, comentou Michele Vanessa, que trata a doença há dez meses e adora participar das ações que o Núcleo.

Há dois anos realizando o tratamento e recém operada, Shirley Rodrigues também marcou presença no Café com Elas. “Esse acolhimento me deu vida, me trouxe um renascer interno e me fortaleceu”, finalizou.

 

Números

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), apontam que para cada ano do período entre 2023 e 2025, o tipo de câncer mais frequente na sociedade será o de mama feminina, com uma projeção de 73. 610 casos, o que corresponde a 30,1% da população do país – esse número ultrapassa a projeção dos casos de câncer de próstata, que é o segundo da lista, que corresponde a 30% da população (71.730 pessoas).

Em Ubatuba, estatísticas do final de 2023, apontam que cerca de mil pessoas passam por tratamento de câncer no município.

O Núcleo de Apoio ao Paciente Oncológico se destaca no acolhimento, no acompanhamento e no auxílio aos moradores da cidade que precisam de tratamento contra cânceres, oferecendo, ainda, suporte aos pacientes pelo telefone (12) 3834-2325, por ligação ou WhatsApp.

O equipamento fica na avenida Liberdade, nº 860, no centro.

 

 

/* * VLibras */