Agentes de Saúde participam de treinamento sobre hanseníase

Cerca de 70 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Enfermeiros de Ubatuba participaram na manhã desta terça-feira (17) de um treinamento online com o Ministério da Saúde sobre hanseníase. O projeto nacional visa fortalecer o enfrentamento da hanseníase no Brasil. O encontro foi realizado no salão da Igreja São Francisco.

A cidade de Ubatuba foi selecionada pelo Ministério da Saúde para participar do projeto para eliminação da hanseníase – doença que acomete a pele e os nervos e pode ser identificada geralmente por manchas brancas ou avermelhadas pelo corpo com perda de sensibilidade ou formigamento.

O objetivo das capacitações é instituir no município um projeto que visa a descentralização de diagnóstico, tratamento, busca ativa de novos casos e avaliação de contatos. Com a iniciativa, ações serão realizadas por toda a cidade.

Na semana passada, uma reunião técnica sobre o tema aconteceu com uma equipe gestora da Secretaria Municipal de Saúde e outros treinamentos estão programados para acontecerem até o próximo mês de agosto.