
Nesta semana, a Secretaria de Saúde marcou presença na Capacitação em Manejo das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) na gestação, parto e puerpério, realizada em São José dos Campos. O encontro foi promovido pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) XXVII – São José dos Campos, em parceria com o Departamento Regional Centro de Saúde XVII – Taubaté, e contou com a participação de diversos municípios da região.
Representando Ubatuba, participaram profissionais da Atenção Especializada, da Vigilância Epidemiológica, do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) e da Maternidade da Santa Casa.
As Infecções Sexualmente Transmissíveis no ciclo gestacional podem trazer complicações graves, como parto prematuro, aborto espontâneo, infecções congênitas e riscos para a saúde da mãe e do bebê. Por isso, a capacitação abordou protocolos atualizados de diagnóstico, tratamento oportuno e estratégias de prevenção, visando reduzir a transmissão vertical (da mãe para o bebê) e garantir uma assistência mais segura e humanizada.
“A formação permite alinhar protocolos e atualizações entre os profissionais da assistência das diversas regiões do Estado de São Paulo incluindo o Litoral Norte e Vale do Paraíba, com objetivo de diminuir os índices das infecções sexualmente transmissíveis com o olhar especial na gestação, parto e puerpério”, disse a enfermeira do Neps, Elisabete Cabral.
A formação integra o processo permanente de qualificação dos profissionais da rede Municipal de Saúde, com foco na ampliação do acesso, na prevenção de agravos e na redução de riscos durante o ciclo gestacional e pós-gestação.