Poder Executivo Municipal

Carreta da Mamografia inicia atendimento nesta terça-feira em Ubatuba

Carreta da Mamografia inicia atendimento nesta terça-feira em Ubatuba

A partir desta terça-feira, dia 23, a Carreta da Mamografia, do programa “Mulheres de Peito”, inicia a realização de exames gratuitos até o próximo dia 3 de setembro, na Praça de Eventos, na Avenida Iperoig. O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com distribuição de 50 senhas por dia, e aos sábados, das 8h às 12h, com a entrega de 25 senhas. Não é necessário agendamento.

Mulheres de 50 a 69 anos precisam apresentar apenas RG e Cartão SUS; as demais pacientes necessitam de pedido médico do Sistema Único de Saúde, Cartão SUS e RG. A expectativa é atender cerca de 550 mulheres e zerar a fila de espera pela mamografia no município.

A Carreta da Mamografia é um importante incentivo na prevenção do câncer de mama, ampliando o acesso das mulheres ao exame e priorizando o diagnóstico precoce e o rápido encaminhamento da paciente para o tratamento adequado. Após a realização do exame, a mulher recebe na hora a imagem impressa e um protocolo com senha de acesso para retirar por um site o laudo final. Quem encontrar dificuldade para imprimir pode buscar por ajuda na Unidade Básica de Saúde mais próxima.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos, sendo a maior causa de morte por tumores em mulheres no Brasil.

/* * VLibras */