Ubatuba tem previsão de chuva e ventos intensos para essa quinta-feira, 18

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou um aviso válido a partir das 10h desta quinta-feira, 18, de alerta amarelo para uma grande faixa no mapa do Brasil, que passa por Ubatuba.

Há previsões de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h).  Os riscos para corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas são baixos.

“Em caso de rajadas de vento a população não deve se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e também não deve estacionar seus veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda”, alertou o diretor da Coordenadoria da Defesa Civil de Ubatuba, Wagner Lopes.

A Defesa Civil também advertiu para que não se enfrente enxurradas e inundações, já que é muito arriscado ser arrastado pela força das águas.

Diante de qualquer emergência ou ocorrência, a Defesa Civil deve ser acionada pelo telefone 199. “Estamos à disposição para atender a população. Fazemos o monitoramento constante, principalmente das áreas de risco. Nosso objetivo é preservar vidas”, complementou Lopes.

Forte chuva na quarta-feira

É comum observar um aumento nas precipitações durante os meses de verão em regiões de clima tropical e subtropical. Grande quantidade de chuva já foi registrada desde o início  da noite de quarta-feira, 17.

Defesa Civil atendeu ocorrências de alagamento

A Defesa Civil do município foi acionada para atender ocorrências como queda de árvores e alagamento nas vias.  Duas quedas de árvore foram registradas, ambas sem vítimas: uma delas caiu sobre um veículo no pátio da prefeitura. A outra, caiu na rua Guarani, onde foi feita a remoção e liberação da via.

O órgão também fez a interdição temporária da rua Usina Velha, que fica no bairro do Pereque-Açú. A via estava alagada e intrafegável, o que ocasionou pane em dois veículos que tentaram atravessar o local.

Os maiores índices pluviométricos das últimas 24 horas foram registrados nos bairros Perequê-Mirim (60,92 mm), Tenório (46,36 mm), Centro (43,1mm), Marafunda (32,82), Estufa II (38,69) e Figueira (26,47 mm).