Ubatuba recebe visita do Ministro de Portos e Aeroportos

Ubatuba foi uma das cidades atingidas pelas chuvas no Litoral Norte no último fim de semana. As chuvas provocaram deslizamentos de terra, alagamentos, bloqueio de estradas e afetaram o abastecimento de água e energia.  Devido às ocorrências, o município recebe nesta quinta-feira, 23, a visita do Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, que vai se encontrar com a prefeita Flavia Pascoal para tratar de assuntos referentes a sua pasta e formas de apoio para Ubatuba.

O local mais afetado pelos eventos naturais foi a Região Sul do município, onde se concentram as famílias desalojadas. Atualmente, são 170 famílias desalojadas, sendo 515 pessoas – destas, 79 crianças. De acordo com a Secretaria de Assistência Social, não tem nenhuma família desabrigada – todas estão na casa de parentes e amigos. Ainda assim, a EM Nativa Fernandes, no Sertão da Quina, funciona como ponto de apoio, fornecendo alimentação para essas pessoas além de ser local de referência de entrega de kits de apoio, com itens de higiene e limpeza, roupas e colchões que estão sendo arrecadados pelo Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba (FSS).

Defesa Civil

A Defesa Civil do Município trabalha incansavelmente, desde sábado, no monitoramento de áreas de risco, no apoio às famílias, na execução de vistorias e atendimento a ocorrências, como queda de árvores.

Na manhã de terça-feira (21), técnicos do Instituto de Pesquisa Tecnológica e Defesa Civil do Estado estiveram na cidade acompanhando as equipes locais para avaliar os danos na Região Sul.

O diretor da Coordenadoria da Defesa Civil de Ubatuba, Ricardo Domingos Gil, reforçou o alerta às pessoas que residem em áreas de risco para ficarem aos sinais que precedem os deslizamentos de terra, como rachaduras nas paredes, portas e janelas emperradas, postes e árvores inclinados. “Principalmente as pessoas que estão em locais onde já houve deslizamento, que ainda não deu para fazer a remoção total do barro ou áreas de difícil acesso, qualquer sinal de deslizamento de terra é necessário deixar a residência. A Defesa Civil já conscientizou os moradores de todos esses locais sobre os procedimentos. Destacamos que as vidas estão acima de tudo”, frisou Gil.

Áreas de atenção e risco no momento:

Toninhas para a enseada

Enseada

Pereque Mirim (sertão)

Lázaro/ Domingas Dias

Ribeira

Rio Escuro

Monte Valério

Folha Seca

Corcovado

Brava da Fortaleza

Vermelha do Sul

Maranduba

Araribá

Sertão da Quina

Outras áreas de risco que não tiveram ocorrência, mas estão sobre monitoramento:

Cachoeira dos Macacos

Vale do Sol

Alto do Ipiranguinha

Marafunda

Bela vista

Sesmaria

Pedreira Alta

Sumidouro

Taquaral

Sertão do Itamambuca

Picinguaba

Meteorologia

O alerta meteorológico emitido no dia 18 e atualizado pelo Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) na noite de quarta-feira, 22, informou que os acumulados de precipitação são de até 22mm em 24h e de até 63mm em 48h. O risco de movimentos de massa ainda é alto e acontece em decorrência, principalmente,  dos acumulados de até 355mm em 96h associados às condições do terreno e à possibilidade de chuva nos próximos dias.

Para os próximos dias, a previsão meteorológica ainda indica condição para pancadas de chuva de intensidade moderada, principalmente no período da tarde e noite.

Cenário

A Defesa Civil Nacional reconheceu, de forma sumária, estado de calamidade pública nos seis municípios paulistas mais atingidos pelas chuvas do fim de semana que, de acordo com o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, são: São Sebastião, Caraguatatuba, Guarujá, Bertioga, Ilhabela e Ubatuba.

O Governo do Estado de São Paulo decretou estado de calamidade pública para essas cidades no domingo, 19, o que vai permitir agilizar medidas de assistência à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução da infraestrutura pública danificada.

Doação

O Fundo Social de Solidariedade, juntamente com os demais setores da prefeitura, continuam  mobilizados para o recebimento de doações. Os itens serão encaminhados para as famílias atingidas pelas fortes chuvas. A maior necessidade é por alimentos, roupas e materiais de higiene e limpeza. É importante que os interessados em fazer a doação observem a data de validade dos produtos. Além disso, também há grande necessidade de fraldas descartáveis infantis de todos os tamanhos. A entrega desses itens pode ser feita nos seguintes locais:

-Fundo Social de Solidariedade

Rua Governador Abreu Sodré, s/n,  Perequê Açu (antigo Terminal Turístico)

– Escola Nativa Fernandes de Faria
Rua José Pedro, 80, Sertão da Quina

O Fundo Social de São Paulo e a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil também encaminharam doações para as vítimas da chuva no litoral norte paulista. Ao todo, nove veículos foram abastecidos de doações na segunda e terça-feira para as cidades de  Guarujá, Bertioga, Ubatuba, Caraguatatuba e São Sebastião.

Estradas

As estradas que cortam a região estão com tráfego liberado na região de Ubatuba. Os pontos da Rodovia Rio-Santos (SP-055) que estavam obstruídos já foram liberados.  Já no trecho administrado pela CCR RioSp, a partir da Praia Grande em Ubatuba até a capital fluminense, somente um trecho funciona em pare e siga devido a obras – do km 22 ao 19.

Na rodovia Oswaldo Cruz (SP-125), o tráfego também flui normalmente.