Membros da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social da Prefeitura de Ubatuba se reuniram com representantes da Associação Comercial e Industrial de Ubatuba (Aciu)e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na manhã desta segunda-feira (22), para planejar um evento de conscientização aos motoristas de Ubatuba, principalmente, os motociclistas.
O objetivo dessa ação é realizar uma sensibilização no trânsito para redobrar a atenção diante de pedestres e ciclistas. Uma das estratégias é envolver todos os órgãos ligados aos sinistros de trânsito, como a CCR Rio SP e Corpo de Bombeiros, que devem reforçar sobre a quantidade de pessoas envolvidas quando acontece uma fatalidade, especialmente na rodovia.
O diretor de Trânsito, Edgar Clarindo, sugeriu que seja elaborada uma palestra bem completa sobre a conduta dos motoristas e suas consequências. “Primeiro, vamos investir na sensibilização. Posteriormente, caso não haja redução nos índices, iremos cobrar ainda mais a fiscalização, promovendo blitz de orientação e autuações”, salientou o secretário de Segurança, Alexandre Napoli.
O secretário da diretoria da Aciu, Luis Claudio da Silva, ainda comentou sobre a importância da presença dos motoboys e empresários que contratam esse tipo de serviços no encontro para que também, posteriormente, possam contribuir com uma regulamentação da categoria de motoentrega no município, “que é algo que ainda não existe, porém, extremamente necessário e que precisa da iniciativa e apoio do poder público”.
A previsão é que a iniciativa aconteça, ainda, no primeiro semestre.