
O Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba informa que as inscrições para os cursos gratuitos de artesanato, costura criativa e maquiagem, oferecidos pelo Centro de Capacitação Profissional, estarão abertas nos dias 21 e 22 de janeiro. Já nos dias 28 e 29 de janeiro poderão ser feitas as inscrições para os cursos de manicure e pedicure, fotografia e culinária.
Interessados em participar devem ter pelo menos 16 anos de idade e apresentar os seguintes documentos (original e uma cópia):
– RG
– CPF
– Título de eleitor
– Número no Cadastro Único de Programas Sociais (Cadúnico)
– Comprovante de residência – 1 foto 3×4
As inscrições devem ser feitas diretamente no Centro de Capacitação Profissional, que fica ao lado do Terminal Turístico da Comtur, na av. Governador de Abreu Sodré, no Perequê-Açu, das 9h às 15h.
As aulas acontecerão uma vez por semana. No total, são oferecidas 116 vagas, a saber: 20 para artesanato, 12 para costura criativa, 12 para maquiagem, 12 para manicure e pedicure, 20 para fotografia e 40 para culinária.
Confira os horários das turmas
Segunda-feira
Costura criativa – Manhã (8h às 12h) e Tarde (13h às 17h)
Manicure e pedicure – Noite (18h às 22h)
Culinária – Noite (18h às 22h)
Terça-feira
Maquiagem – Manhã (8h às 12h)
Culinária – Noite (18h às 22h)
Fotografia – Noite (19h às 21h)
Quarta-feira
Fotografia – Tarde (14h às 17h)
Sexta-feira
Artesanato – Manhã (8h às 12h) e Tarde (13h às 17h)
Sobre o Cadúnico
O Cadúnico é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.
A inscrição ou a atualização de dados deve ser feita pela pessoa que é a responsável legal pela família. Para isso, é necessário comparecer a um dos locais de cadastro levando os seguintes documentos originais (não é necessário cópias):
– Adultos: RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência
– Criança e adolescentes: certidão de nascimento ou RG, declaração escolar
A inscrição no Cadastro Único gera o Número de Identificação Social (NIS) permite o acesso a diversos programas como a Tarifa Social de Energia Elétrica, a Carteira do Idoso, o Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica de Assistência Social (BPC/LOAS). Também é um dos critérios que passa a ser adotado pelo Fundo Social de Solidariedade para a inscrição nos cursos gratuitos oferecidos no Centro de Capacitação Profissional.
O Cadastro Único pode ser feito nos seguintes locais:
– Secretaria de Assistência Social de Ubatuba, na rua Paraná, 375 – Centro, no horário das 8 às 15 horas
– Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Maria Balio (região Sul), na rua Oscar Rossin, n. 10 – Maranduba
– CRAS Romana Lanzoni (Região Oeste), na rua da Cascata, 744 – Ipiranguinha