Poder Executivo Municipal

Cerca de 100 pessoas participam dos cursos do Prospera Família

Cerca de 100 pessoas participam dos cursos do Prospera Família

Ubatuba é uma das 52 cidades que participam do programa Prospera Família, da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, que beneficia 96 participantes visando a capacitação para trabalho e renda, buscando autonomia financeira das famílias.

A iniciativa tem parceria com o Centro Paula Souza, que fornece materiais e viabiliza a contratação de instrutores e, na cidade, é coordenado pela Secretaria de Assistência Social. Atualmente, os cursos beneficiam mães atendidas pelas instituições Namaskar e Gaiato e que são beneficiárias do Bolsa Família.

Outro apoio importante para a realização do projeto foi a cessão dos espaços para a realização das aulas, que estão acontecendo em três locais: Educação, Fundo Social de Solidariedade com Centro de Capacitação do Trabalhador e a Câmara Municipal.

“A Secretaria de Assistência Social deu todo o suporte para o centro Paula Souza, principalmente na contratação de profissionais locais, valorizando pessoas de Ubatuba que são totalmente capacitadas para promover as formações. Além disso, a pasta está apoiando, também, no transporte das usuárias que moram nas extremidades do município”, explicou a diretora de Projetos Sociais da secretaria, Laiziele Barbosa.

O secretário da pasta, Luiz Augusto Martins, destacou a importância da iniciativa. “Quando a gente qualifica a mão-de-obra, dá oportunidade para a pessoa conquistar autonomia, o que reflete, inclusive, na autoestima”, disse.

As aulas começaram na quarta-feira, 12. As modalidades de técnicas de vendas e ajudante de cozinha vão até 25 de agosto e o design de sobrancelhas vai até 13 de setembro. Todos os cursos acontecem semanalmente, às segundas, quartas e quintas-feiras.

Paula Oliveira é aluna do curso de ajudante de cozinha e comentou que está com grande expectativa no andamento do curso. “Esse programa ajuda mulheres que são desempregadas e que cuidam de seus filhos, que não têm oportunidade de ter uma renda e uma qualificação profissional, então, eu me inscrevi. Temos os dois tutores que nos ajudam e, agora, estamos na parte prática, de aprender a desenvolver o conteúdo profissional. Estamos ansiosos para o curso. Estou gostando muito”, afirmou.

O programa tem o objetivo de promover a mobilidade social e o rompimento do ciclo de perpetuação da pobreza por meio da proteção integral, inclusão produtiva e estímulo à geração de renda das famílias em situação de vulnerabilidade.

 

Confira os cursos:

Ajudante de Cozinha – 20

Design Sobrancelha – Tarde – 26

Design Sobrancelha – Noite – 22

Técnicas de Vendas – Noite – 28

/* * VLibras */